Contabilidade MEI

VC
    🌱

Tenho um MEI que irá começar a participação de pregões , estão exigindo as demostrações contábeis dos anos de 2022 e 2023 , porém esse MEI foi constituido em 2020 e desde então envia as declarações zeradas, pois não movimentava. Se caso eu realizar esses lançamentos desde 2020 só terá as despesas de pro-labore e tributos de INSS e ICMS, e ao final de 2022 e 2023 estará com prejuizo. Neste caso posso apenas realizar a integralização de capital pois como descrevi todas as declarações estão zeradas e não teve renda para fazer retirada pagou as contribuições com cursos proprios , ou lanço correto as despesas pagando com o capital social integralizado? Resultando em prejuizo

4 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Vitoria, boa noite.

Para um MEI que deseja participar de pregões e precisa apresentar demonstrações contábeis, mesmo que as declarações anteriores tenham sido zeradas, é importante que as demonstrações reflitam a realidade financeira da empresa. Se não houve movimentação, as declarações podem ser apresentadas com valores zerados, o que é uma prática comum para MEIs que não tiveram atividade.

No entanto, se houver despesas como pró-labore e tributos, mesmo que pagos com recursos próprios, essas despesas devem ser registradas contabilmente. A integralização de capital pode ser uma opção para cobrir essas despesas, mas é importante lembrar que a integralização deve refletir a realidade dos recursos que foram efetivamente colocados na empresa.

Se a empresa está com prejuízo, isso também deve ser refletido nas demonstrações contábeis. O prejuízo não é necessariamente um impeditivo para participação em pregões, desde que a empresa atenda aos requisitos do edital e demonstre capacidade econômico-financeira para cumprir as obrigações do contrato.

Espero ter ajudado!

VC
    🌱

Então posso apresentar as demosntrações apenas com o capital integralizado? Que é a realidade não obteve renda para realizar.

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Vitória Cristina Sousa Carvalho Sim, você pode apresentar as demonstrações contábeis apenas com o capital integralizado se essa for a realidade financeira da sua empresa MEI. É essencial que as demonstrações reflitam a verdadeira situação econômica, mesmo que isso signifique mostrar um balanço sem receitas ou despesas, exceto pelo capital integralizado. Lembre-se de que a transparência é crucial, e as demonstrações devem ser um reflexo honesto das finanças da empresa. Se precisar de mais assistência, estou aqui para ajudar!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.