DESENQUADRAMENTO DO MEI.

AC
    🌱
    🌱 0 pts

Caso eu opto por fazer o desenquadramento do MEI , quando é feito o MEI passa automaticamente para a ME ou tenho que solicitar o enquadramento do MEI para ME?

E qual a diferença entre extinção do MEI entre desenquadramento do MEI?

3 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

Julie Anicet Vieira
    📘
    📘 231 pts

Colega quando faz o desenquadramento até onde entendi no curso é ME só tem que ver como vai fazer o desenquadramento dependendo do motivo na hora que faz é a partir do próximo mês ou dependendo fica pra janeiro do próximo ano o desenquadramento

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá André, boa noite.

Quando você opta por fazer o desenquadramento do MEI, sua empresa passa automaticamente para a categoria de Microempresa (ME). O processo de desenquadramento pode ser realizado por meio do serviço “Desenquadramento do SIMEI” disponível no Portal do Simples Nacional. Aqui estão os passos para o desenquadramento:

1. Acesse o Portal do Simples Nacional.

2. Em “Comunicação de Desenquadramento do SIMEI”, clique na chave em “Código de Acesso”.

3. Informe o CNPJ, CPF e Código de Acesso do Simples Nacional.

4. Selecione um dos motivos para o seu desenquadramento e informe a data do fato, se for solicitado.

5. Aguarde a análise do pedido.

Sobre a diferença entre a extinção do MEI e o desenquadramento do MEI, o desenquadramento ocorre quando a empresa ultrapassa certos limites (como o limite de faturamento anual) ou deixa de atender a qualquer uma das condições exigidas para ser MEI. Nesse caso, a empresa continua existindo, mas passa a ser uma Microempresa (ME).

Já a extinção do MEI equivale ao encerramento definitivo da empresa, com a baixa da sua inscrição no CNPJ. Ou seja, a empresa deixa de existir legalmente.

Espero ter ajudado!

Julie Anicet Vieira
    📘
    📘 231 pts

@Edilene Ribeiro uma duvida se a pessoa por acaso receber uma renda de aluguel por exemplo contaria igual pro rendimento do MEI?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.