Desenquadramento do MEI

MF
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite!!

Realizei o desenquadramento do cliente, porém, estou ainda no aguardo do processo na junta comercial finalizar. Já posso fazer a DEFIS para informar o faturamento no exercício de 2023 e saber quanto de imposto a cliente vai pagar? Ou preciso finalizar o processo na junta comercial para fazer a DEFIS?

7 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Marco

O Desenquadramento foi pelo motivo de estourar o limite do MEI mas não ultrapassar os 20%?

Nesse caso você pode enviar a Declaração Anual do MEI, pois a declaração é referente ao Faturamento do ano calendário 2023, e gerar a guia da diferença que ultrapassou.

Espero ter ajudado.

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Marco Aurelio Ferreira Chaves Filho Nesse caso, o Desenquadramento irá retroagir para Janeiro/2023. Antes de enviar a DEFIS terá que apurar mês a mês as guias, e ao final do processo pode solicitar o parcelamento desses débitos.

MF
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Então nesse caso, tenho que somar as notas emitidas mês a mês e já declarar no simples nacional. No término do processo, posso entrar no ECAC pra fazer o parcelamento?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Marco Aurelio Ferreira Chaves Filho Exatamente. Irá ver qual foi o faturamento mensal e lançar no Portal do Simples para gerar a guia DAS. Finalizando esse processo, aguarde os débitos aparecer no sistema para solicitar o parcelamento.

MF
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Certo. Mais uma dúvida. Em relação ao faturamento de dezembro/2023, que o pagamento fica agora em janeiro/2024. Eu consigo juntar com os de janeiro/2023 a novembro/2023 e fazer parcelamento também? Ou tenho que emitir a guia agora para a cliente pagar, já que ainda não venceu.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.