DESENQUADRAMENTO MEI

AS
    🌱
    🌱 0 pts
    Estou com um caso onde o empreendedor abriu o seu CNPJ MEI em 2021, e em Janeiro deste ano emitiu uma NFSe no valor de R$ 80.000,00. Ele ainda irá faturar este ano. Em quais opções posso desenquadrar esse CNPJ MEI?
    8 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (8)

SC
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa Tarde,  Amanda Silva , desenquadramento por opção, poderá ser realizado a qualquer tempo, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro do ano-calendário subsequente, salvo quando a comunicação for feita no mês de janeiro, quando os efeitos do desenquadramento dar-se -ão nesse mesmo ano-calendário.
    No meu parecer, se ele só  emitido essa nota fiscal esse ano, seria viável baixar o MEI, e abrir uma nova empresa ME, pelo fato de ele ainda não ter ultrapassado os R$81.000,00. Porque, pedidos de desenquadramento feitos no mês de janeiro, passam a valer dentro do mesmo ano. Já os realizados entre fevereiro e dezembro, só têm efeito a partir do primeiro dia do ano seguinte.

CF
    🌱
    🌱 0 pts
     E no caso se ele fizer o pedido de desenquadramento por opção antes de atingir o limite, pode faturar normalmente mesmo sendo desenquadrado só em janeiro?
    SC
    🌱
    🌱 0 pts
    , bom dia, sim continua normalmente só migrará no Simples Nacional, em Janeiro, até o DAS paga normalmente, porém no caso dessa pessoa que emitiu uma nota fiscal de R$80.000,00 em Janeiro, ainda resta 11 meses, com certeza ele ultrapassará o limite de R$81.000,00, então terá que desenquadrar de novo pelo fato de ultrapassar o limite que não será mais em desenquadramento por opção.
    SC
    🌱
    🌱 0 pts
    Clécio Júnior, tem vários tipos de desenquadramento, tem que ver a situação do cliente, tem o perigo de ele ultrapassar os 20% do teto (R$81.000,00 + 20%= R$97.200,00), essa situação complica um pouquinho para o empresário.
    AS
    🌱
    🌱 0 pts
    Como essa empresa foi aberta em 03/2021, ela já ter faturado R$ 80.000,00, é considerado que ela ultrapassou o limite ou não?
    SC
    🌱
    🌱 0 pts
    , não, porque os R$81.000,00 é por ano. 
    No ano de 2021 seria o valor anual proporcional aos meses trabalhados, por exemplo, R$81000.00/12meses= R$6.750.00 por mês, que daria um valor de R$67.500,00 ( R$6.750,00*10 meses- Março a Dezembro. Esse valor de R$67.500,00 é o valor proporcional ao ano de 2021.   
    Já o ano de 2022 é R$81.000,00.  
    Já esse ano ele pode ultrapassar os R$ 81.000,00 por ele já ter emitido uma nota fiscal de R$ 80.000,00.
    ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Amanda, boa tarde!
    É viável solicitar nesse momento desequadramento por opção, antes de ultrapassar o limite.
    Espero ter ajudado😉

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.