EMPRÉSTIMO ADQUIRIDO MEI

VP
    🌱
    Boa noite, estou com dúvida se um MEI adquirir um empréstimo junto ao governo, o valor recebido vai ser contabilizado como faturamento já que vai entrar na conta bancária da empresa ?
    8 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (8)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Vanessa, tudo bem?

Não, empréstimos não entra como Faturamento, já que sua origem não vem da Prestação de Serviço ou Venda de Mercadorias.

Espero ter ajudado 😊
    LB
    🌱
    🌱 0 pts
     Mas no curso MEI segundo a professora Ana Julia, tudo que entra como pessoa física o governo entende como faturamento, inclusive empréstimo. E agora?
    VP
    🌱
     Até onde sei empréstimo não tem subsidio pois não se trata de financiamento habitacional.
    MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Então Luiz...
    O conceito de Faturamento está ligado à Prestação de Serviço ou venda de Mercadoria, seja ela feita através de Dinheiro, Cartão, Boleto ou Pix.
    Sim, o convênio veio para fiscalizar as movimentações bancárias, o conceito de tudo que entra é Faturamento está associado a não ter uma origem, o empréstimo tem origem e essa origem não é conceito de Faturamento.
    A professora falou que tudo que entra PF ou PJ está sendo considerado como Faturamento, mas não falou em relação a empréstimo, se referiu a Transações Financeiras de Cartão, Transferência, Boleto ou Pix.

VP
    🌱
    Todas as entradas na PF e PJ são somadas e consideradas como faturamento. O Convênio 50/2022 abrange somente as instituições de pagamentos e instituições financeiras, operadoras de cartões que são informadas na DIMP(DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES POR MEIOS DE PAGAMENTO) ou seja, a maioria dos bancos digitais NÃO É BANCO , por isso são obrigados a enviar as movimentações financeiras, os bancos físicos BB,ITAU, BRADESCO,CAIXA, SANTANDER não são obrigados a enviar as informações financeiras, para isso seria necessário solicitar por via judicial a quebra do sigilo bancário.Segue em anexo lista do BC (BANCO CENTRAL) das instituições participantes do PIX. A SEFAZ/CE disponibiliza as irregularidades no ambiente seguro, aí temos que conferir e se estiver divergente a gente questiona com os documentos comprobatórios.
    JN
    🌱
    🌱 0 pts
    Tudo que entra na sua conta PJ e PF é considerado sim como faturamento. Mas lembra que isso só é possível porque os bancos enviam relatórios bancários ao governo? Pois bem, no meu entendimento nesse relatório também será descrito os empréstimos. Outro fato é que o empréstimo será contabilizado no passivo da sua contabilidade com a contrapartida no banco, que também estará sendo enviados os livros contábeis através da ECD.

Em eventual desenquadramento, vejo nessa situação que há diversas provas que aquele débito na conta banco do valor do empréstimo, se trata devidamente de capital de terceiro.

Lembrando está é somente minha opinião.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.