MEI INAPTO

JA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá pessoal,

Estou com a regularização de um MEI que estava com as guias e declarações em aberto desde 2020, já enviei as declarações e fiz o parcelamento das guias, porém não sei como fazer para regularizar a situação do INAPTA, outra coisa também é que ao consultar a situação cadastral o CNPJ aparece como Empreendedor Individual mas quando vou solicitar a volta ao MEI aparece que não pode pois esse CNPJ já é MEI. Alguém poderia me ajudar com essas duas questões?

Agradeço desde já 😁

2 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Jeniffer, tudo bem?

Em relação à situação do CNPJ INAPTA, geralmente, após o envio das declarações pendentes e a regularização das guias de pagamento, o sistema da Receita Federal atualiza automaticamente a inscrição para ativo. Portanto, é provável que, hoje, o CNPJ se regularize e a situação de inapto seja resolvida.

Sobre a questão de voltar a ser MEI, pelo que você mencionou, o CNPJ ainda aparece como MEI, mas com a situação inapta. Isso significa que o CNPJ não foi excluído do regime, ele apenas foi marcado como inapto devido à pendência das obrigações fiscais. Nesse caso, como o CNPJ ainda está registrado como MEI, não será possível realizar a solicitação de volta ao MEI, pois ele continua como tal.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.