MEI PASSOU DO LIMITE DE COMPRAS

JR
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite, estou um pouco preocupado e não sei o que devo fazer

Uma cliente mei, comprou acima do limite e a mesma não me avisou que tinha comprado uma quantidade de produto, estava certo em fazer o desenquadramento da cliente, para contratar mais um funcionário, é tanto que na data 01/07/2024 já dei entrada na junta comercial para formalizar a mesma para socidade empresária limitada no simples nacional e nesse mesmo contrato tirar ela da empresa e passar para o namorado.

O Mei foi aberto na data 20/05/2024 e finalizado 30/06/2024 com desenquadramento, e infelizmente ela comprou 30.000 e não vendeu nada ainda, só para estocar a mercadoria para revender mais na frente. Porém eu acabei descobrindo que essa cliente tem bolsa de estudo em um faculdade federal e não me avisou

Já fiz todo processo na junta comercial, agora estou na parte de protocalar e receita analisar e aceitar a mudança.

obs: quando foi feito o desenquadramento, automaticamente a mesma ficou como empresário indivídual, como microrempresa no simples nacional.

1- Essa cliente tem a possibilidade de perder a bolsa da faculdade?

2- como só comprou acima do limite e não vendeu nada, como fica essa situação? devo fazer o preenchimrento da PGDAS-D mês 06 e 07 com o valor zerado? vai pagar alguma multa por ter comprado acima do limite?

Preciso muita de ajuda.

4 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

KM
    🌱
    🌱 0 pts

você realizou o desenquadramento certo? então continua com o mesmo cnpj, automaticamente esse estoque continuará disponível para venda, o que precisa se atentar é passar todas as regras com a mudança de porte empresarial, diferente do Mei, outras tributações são obrigadas a emitir documento fiscal, então quanto as compras não terá problemas.

Agora quanto a bolsa, sim dependendo do regulamento poderá ter problemas, sugiro deixar claro sobre isso, e aconselhar ela a procurar a instituição de ensino.

Sobre o pgdas, a partir do mês da mudança deverá ser preenchido, assim do dctfweb, e sobre o valor, deve ser feito conforme o faturamento, teve faturamento? se sim terá imposto, se não teve ai sim zerado.

vou te passar o link da escola contabil onde voce pode tirar melhor suas duvidas

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/124912-curso-pratico-de-simples-nacional

JR
    🌱
    🌱 0 pts

@Kamila Franciele Militao Martins nao teve venda nenhuma no tempo que essa cliente era mei, só realizou compras.

Fiz o teste no site do simples nacional (PGDAS) e quando coloco mês 05/2024 e mês 06/2024 o sistema avisa que o cnpj (MSG_C0001 - Atenção! Esta empresa É OPTANTE PELO SIMEI e deve utilizar o PGMEI para gerar o DAS. Deseja continuar?)

Porém quando coloco o mês 07/2024, já tem a opção de preencher tanto o mês 05/2024 e 06/2024

Esse é o print

Nesse caso tenho que preencher com valor zerado mês 05/2024 e 06/2024?

KM
    🌱
    🌱 0 pts

@Joan Brasil Reis isso mesmo, se não teve faturamento, preencher zerado. Mas você falou sobre a contratação de mais funcionários, tem apenas que se atentar se realmente não teve faturamento

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.