NFC-e Dúvidas

S
    🌱
    Silvia
    🌱 0 pts

Bom dia, Gostaria de esclarecer uma dúvida referente notas fiscais. Tenho um cliente MEI, orientei ele sempre pedir NF quando for comprar um produto. Recentemente ele comprou produtos como leite condensado, açúcar e chocolate para fabricar doces, como brigadeiro e bolo. O estabelecimento que ele comprou os produtos emitiu uma nota fiscal de consumidor (NFC-e). Na Nota consta o CNPJ dele.

Minha dúvida é a seguinte: a nota fiscal de consumidor não deveria ser destinada ao consumidor final? Considerando que o meu cliente MEI utilizou esses produtos para fabricar outros produtos e vender, o correto não seria que o estabelecimento efetuasse a emissão de uma nota fiscal eletrônica?

Sei que o MEI possui algumas particularidades em relação a outras empresas, mas gostaria de entender melhor como proceder corretamente nesse caso.

Atualmente ele não tem contabilidade regular, pois o faturamento é baixo. A minha preocupação é no futuro. Se esse tipo de nota pode gerar algum problema caso seja feito a contabilidade.

Agradeço pela atenção e aguardo o retorno.

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Silvia, boa noite.

A nota fiscal de consumidor (NFC-e) é geralmente direcionada ao consumidor final, mas no caso de um MEI, a dinâmica é um pouco diferente. O MEI tem dispensa da obrigatoriedade de emitir nota fiscal para consumidores pessoa física, a menos que seja solicitado pelo consumidor ou em transações com outras empresas.

Quando um MEI adquire produtos para sua atividade, como no exemplo do seu cliente que comprou insumos para fabricar doces, é recomendável solicitar a emissão da nota fiscal com o CNPJ da empresa. Isso é crucial para a gestão fiscal do MEI, garantindo um registro preciso das entradas de produtos destinados à produção ou revenda.

Assim, embora a NFC-e seja tradicionalmente associada a consumidores finais, no contexto do MEI, ela pode ser emitida com o CNPJ para documentar a compra de insumos ou produtos para o negócio. Essa prática facilita a organização contábil e ajuda na comprovação de despesas, contribuindo para uma gestão mais eficiente do negócio.

Se o seu cliente MEI utilizou esses produtos para fabricar outros itens para venda, é fundamental que ele mantenha um registro dessas notas como parte integrante de sua contabilidade.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.