(sem título)

JN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, bom dia!

Fiz o desenquadramento do MEI, porém não efetuei a baixa do CNPJ, gostaria de saber se gera alguma multa ou pagamento de taxas?

11 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (11)

Julie Anicet Vieira
    📘
    📘 231 pts
    o desenquadramento permanece o mesmo CNPJ ou estou enganada? até onde sei permanece o mesmo CNPJ no caso de desenquadramento
    TG
    🌱
    🌱 33 pts
    Olá Juliana, bom dia!
    Como a Julie falou, quando você faz o desenquadramento, não dá baixa no CNPJ. Você está desenquadrando do regime do MEI para o Simples Nacional (acredito).
    Então permanece o mesmo número do CNPJ. Mas agora, com uma tributação diferente.

Espero ter ajudado!
    JN
    🌱
    🌱 0 pts
    Sim, Thamires.. Essa parte já entendi. A questão é que não irei me enquadrar ao simples nacional no momento, tem algum problema ficar com o CNPJ ativo? Gera algum encargo a pagar?
    WR
    🌱
     Boa tarde Juliana, tem problema sim.
    A dúvida é o seguinte, você fez o desenquadramento com qual intuito? porque o desenquadramento com a Thamires falou, é para mudar para outro regime de tributação, no caso simples ou presumido, agora se você queria paralisar as atividades, deveria fazer a baixa para não gerar débitos, se tiver feito só o desenquadramento, dependendo de qual foi a data, vai gerar multas se não fizer as declarações e obrigações das empresas que não são MEI, então tem que ver o que você pretende com o MEI.
    JN
    🌱
    🌱 0 pts
    Olá, Wilton!  Obrigada pela resposta, o desenquadramento ocorreu dia 01/11, pois iria mudar para ME, mas acabei sendo desligada da empresa.
    A questão é que tenho um plano de saúde com o CNPJ, e não posso cancelar antes do período de 1 ano, por esse motivo queria saber se gera alguma multa ou encargo deixar ele sem efetuar a abaixa, até completar o período solicitado pelo plano.
    Julie Anicet Vieira
    📘
    📘 231 pts

Tenho uma empresa da minha mãe do simples nacional faço 1 declaração mensal e uma anual ambas sem movimento pra não gerar multa

JN
    🌱
    🌱 0 pts
       No meu caso como já optei pelo desenquadramento, não consigo mais emitir?
    Julie Anicet Vieira
    📘
    📘 231 pts

Essa empresa da minha mãe é de 1992 não é MEI mas é do simples esta mais de 20 anos sem movimento esse ano peguei da contadora pra continiar fazendo as declarações mensais e anual (a mensal é referente a prefeitura) sou de Porto Alegre/RS sei que a prefeitura daqui não cobra multa se tu atrasar a declaração mas tem prefeitura que cobra exemplo Gramado/RS

TG
    🌱
    🌱 33 pts
     tudo bem?
    Então, como você já desenquadrou, você terá mais obrigações a cumprir com o fisco mesmo a empresa "paralizada". Caso seja lucro presumido/real ou até mesmo simples nacional.

Se estiver no Simples nacional (ainda que inativa) - precisa enviar DEFIS Inativa anualmente.

Caso você não cumpra com essas obrigações de envio de declaração/ou declarações (vai depender do regime), terá multa por atraso na entrega se enviar em atraso e terá pendências quando for baixar esse CNPJ.

Espero ter ajudado!
    JN
    🌱
    🌱 0 pts
     No caso foi pelo MEI o desenquadramento, não migrei para o Simples Nacional. Não entendi o motivo da entrega da DEFIS, poderia me explicar melhor?
    TG
    🌱
    🌱 33 pts
     Olá!
    Eu só dei um exemplo caso você tivesse feito opção pelo simples nacional, onde a defis é uma obrigação das empresas do simples.
    Agora se você em outro regime (porque você terá que optar por algum ainda que a empresa não tenha movimento) precisará enviar anualmente as declarações obrigatórias do outro regime.
    Exemplo: lucro presumido envia DCTF.

E como citei anteriormente,  caso você não cumpra com essas obrigações de envio de declaração/ou declarações (vai depender do regime), terá multa por atraso na entrega se enviar em atraso e terá pendências quando for baixar esse CNPJ. 
    Geralmente as empresas que pedem o desenquadramento, vão para o Simples Nacional. Seria menos obrigações neste caso, comparado aos outros regimes.

Espero ter te ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.