REGISTRO DE NOME EMPRESARIAL
Bom dia pessoal, MEI pode registrar nome empresarial na junta ou em cartório? Eu li que se quiser exclusividade precisa registrar como marca no INPI, mas são coisas diferentes, marcas e nome empresarial
Respostas da Comunidade (5)
Oi, bom dia.
O MEI não pode registrar, pois a formalização acontece automaticamente pelo CNPJ vinculado ao CPF. Isso está previsto no artigo 18 da lei complementar 123/2006. 🙂
@Liria Oliva Pois é bem confuso, não encontrei nada a respeito na legislação, o que encontro é que pode registrar marca ou patente, mas não é o caso. Obrigada Liria!
Olá Caroline, tudo bem?
Conforme mencionado por nossa colega anteriormente, o registro do nome empresarial do MEI é realizado no momento da abertura da empresa, no portal do empreendedor.
No entanto, se o seu cliente deseja garantir exclusividade sobre o uso do nome, especialmente no caso de utilizá-lo como nome fantasia, ele pode registrar uma marca no INPI. Vale ressaltar que o registro do nome empresarial e o registro de marca são processos distintos.
Algumas orientações no perguntas e respostas do MEI:
O Microempreendedor Individual - MEI tem Contrato Social? O MEI pode ter sócio?
O MEI não tem contrato social e não pode ter sócio. O MEI é um Empresário Individual, que exerce atividade econômica em nome próprio.
O Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI, é o documento comprobatório do registro como MEI, conforme previsto na Resolução CGSIM n. 48, de 11 de outubro de 2018, e substitui o Requerimento de Empresário para todos os fins.
Posso cadastrar Nome Fantasia no meu CNPJ?Não. Com objetivo de simplificar a coleta de dados do processo de inscrição e de alteração do MEI, o 'Nome Fantasia' foi descontinuado na base do CNPJ a partir de 15 de novembro de 2023.Se o MEI necessitar de incluir uma Marca ou Patente de seu negócio deverá procurar o INPI no site: https://www.gov.br/inpi/pt-br.
Espero ter ajudado!
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.