Retificação de IRPF, transmissão duplicada
Pessoal, surgiu uma situação e gostaria de uma orientação sobre a conduta profissional mais adequada.
Ano passado fiz a declaração de IR de uma pessoa e, após analisar, a declaração completa ficou mais vantajosa. Informei dependentes, bens, dívidas e demais informações conforme os documentos e informações que ela me passou. A declaração foi transmitida normalmente.
Depois disso, a cliente me informou que a pessoa que fazia as declarações anteriores também transmitiu outra declaração sem autorização dela, dessa vez pela simplificada, declarando apenas os rendimentos. Orientei que ela resolvesse diretamente com ele, e posteriormente ela me disse que ele havia conseguido cancelar essa declaração.
Porém, neste ano ela veio dizendo que apareceu imposto a pagar e, pelo relato dela, aparentemente a declaração que ficou ativa/final foi a simplificada, e não a completa que eu havia enviado. Então acredito que esse cancelamento talvez não tenha ocorrido de fato.
O detalhe é que eu nunca tive acesso ao Gov.br dela e não tenho como verificar a situação diretamente, porque ela não quis fornecer acesso. Fiz a declaração apenas com base nos informes e nas informações/documentos que ela me encaminhou.
Expliquei para ela que, pelo que entendo, após o prazo legal não seria mais possível retificar alterando de simplificada para completa.
Gostaria apenas de saber se minha condução/orientação nesse caso foi correta e se, considerando a situação, eu teria mais alguma responsabilidade sobre isso.
Respostas da Comunidade (0)
Ainda sem respostas da comunidade. Seja o primeiro a responder!
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.