Transição de MEI para ME Simples Nacional outra atividade

JF
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!

Uma pessoa me procurou querendo resolver a seguinte situação:

Disse que possui um MEI com atividade de Reflorestamento (CNAE Principal: Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita), vai iniciar no mês que vem atividade de Engenharia Civil e quer mudar o CNAE da empresa, como Engenharia não pode ser MEI , irá se desenquadrar e migrar para o Simples Nacional. Sei que a atividade de engenharia dentro do Simples Nacional é tributada pelo anexo v, podendo se beneficiar do fator caso tenha despesas com folha de pagamento acima de 28%.

Tenho as seguintes dúvidas, sobre a trasição:

Qual opção escolher para fazer esse desenquadramento do MEI, sendo que já precisa de imediato para o próximo mês?

Qual é processo da mudança de um MEI para uma ME do Simples Nacional? É somente fazer a alteração contratual na junta do Estado ou tem mais alguma coisa para fazer ? Tem alguma aula que explica essa transição?

Sobre o CNPJ poderá contiunuar com mesmo acrescentado a atividade de engenharia. Seu CNPJ está ativo com os seguintes CNAEs

01.61-0-03 - Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita 43.22-3-01 - Instalações hidráulicas, sanitárias e de gás
    43.99-1-03 - Obras de alvenaria
    43.30-4-04 - Serviços de pintura de edifícios em geral

Pode acrescentar Engenharia ?

Agradeço imensamente a atenção.

4 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Josiane

A opção para desenquadradado será - Desenquadramento do SIMEI por comunicação obrigatória do Contribuinte: Atividade Vedada.

Temos uma aula que mostra passo a passo da alteração de MEI para ME, deixarei o link abaixo... (Curso MEI)

Sim, o CNPJ pode ter até 14 atividades Econômicas, por isso, pode acrescentar a Atividade de Engenharia.

Espero ter ajudado.

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Josiane Luzia Ferreira Perdoe, faltou informar o link…

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/138359-curso-pratico-de-mei-2024/3219064-desenquadramento

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/121630-lives-legalizacao-de-empresas/2921903-como-legalizar-uma-empresa-desenquadrada-do-simei

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.