Atendimento a psicologo PF

MO
    🌱
    🌱 0 pts

Olá,

Estou iniciando o atendimento de uma psicóloga de Florianópolis. Este é o meu primeiro cliente nessa área. Ela atua de forma remota, como pessoa física, e atualmente possui quatro pacientes. Começou a atender em julho deste ano, realizando cinco atendimentos semanais. No entanto, os pacientes fecham pacotes e realizam um único pagamento por todos os atendimentos do mês.

Minha dúvida é:

1. Como realizar os lançamentos no Receita Saúde de forma retroativa, considerando que os atendimentos começaram em julho?

2. Como o pagamento é feito de forma única por pacote, a psicóloga deve emitir apenas um recibo por paciente, correspondente ao valor total pago pelo período?

3. Sendo pessoa física, ela é obrigada a emitir nota fiscal de prestação de serviço ou os recibos são suficientes?

Agradeço desde já pela orientação

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

RA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Marcos, tudo bem?

Como a sua cliente atua de forma autônoma, ela não precisa emitir NFSe e sim apenas o receita saúde. Já que atende apenas pessoas físicas.

Quanto a emissão do recibo ela deve ser feita no ato do pagamento, como nos diz o manual disponibilizado pela Receita Federal. Abaixo a orientação via manual do Receita Saúde:

3 - Quando o Recibo deve ser emitido? Ele deve ser emitido na data do pagamento da prestação do serviço. Caso o pagamento seja parcelado, deverá ser emitido um recibo para cada parcela paga.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.