Baixa de empresa

Julie Anicet Vieira
    📘
    📘 231 pts

Boa noite,

Sou formada mas ainda sem registro no conselho.

Tenho uma empresa da minha mãe que está sem movimento há mais de 20 anos e queria dar baixa, entrão tenho algumas duvidas lá vão elas: (a empresa é do Estado RS) Assisti a aula de abertura, alteração e baixa da empresas

1º preciso do registro no conselho?

2º onde pesquiso se tem registrado estoque?

3º onde pesquiso os Impostos Federal e Estadual que a empressa pode estar ou não devendo?

4º no E-cac do socio resposavel consta omissão da GFIP de 12/2018 a 09/2021 (eu teria que fazer as de 2018 que são 2 as as dos anos seguintes é anual 1 por ano? Consigo fazer sem registro no conselho?)

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

KK
    1.106 pts

Olá! Boa tarde Julie.

Vamos por partes.

Você precisa tirar uma situação cadastral no E-cac da empresa para verificar dividas federais e declarações omissas.

Para a baixa da empresa não é necessário registro no CRC, porem caso existam declarações omissas, muitas dependem de assinatura do contador, ai vai depender do que tem em aberto para envio.

Sobre a GFIP vai precisar fazer esses envios sim, porem para fazer voce vai precisar do certificado digital seu com CEI (que seria necessário o (CRC até onde sei) posso estar enganada) ou o certificado digital da empresa.

Dividas municipais vai precisar ir a prefeitura da cidade onde a empresa da sua mãe está localizada. (na minha cidade a prefeitura cobra alvará mesmo a empresa não estando ativa).

Estadual você vai precisar entrar em contato via site ou telefone com a receita estadual do seu estado.

Sobre a divida Federal é bom dar uma olhada no registrato com o CPF da sua mãe.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.