Olá Luana, tudo bem?
Você fez o procedimento correto ao declarar os valores no carnê-leão, já que o MEI foi encerrado e ele está atuando como pessoa física.
Mas verifica se essa aula pode te auxiliar também:
https://alunos.contabilidadefacilitada.com/189374-irpf-de-a-a-z-2025/4222260-uber-como-declarar
Espero ter ajudado!
Encerramento empresa
Tenho um cliente Uber que tinha uma MEI qua não era no Cnae de motorista, ele tinha sido desenquadrado por excesso de faturamento. Fiz o encerramento da empresa. Mas os valores que ele tinha no CPF trabalhando como Uber coloquei no carnê leão, deu um imposto de mais de 10mil. Ele não quer pagar. Teria uma outra saída? Eu poderia ter colocado no CNPJ como simples nacional mesmo o cnae não sendo de motorista e ele pagaria menos imposto?
Respostas da Comunidade (3)
@Thamires Gomes Se a MEI dele não estivesse fechada mesmo não sendo da atividade de motorista poderia ter sido declarado por lá? No caso ele já tinha sido desenquadrado retroativamente. Eu poderia ter considerado os valores na empresa? Mesmo na uber o cadastro estando na PF e o Cnae sendo outro?
@Luana Monteiro Maciel Olá Luana, tudo bem?
Entendo que mesmo que o CNPJ ainda estivesse ativo, não se pode usar uma empresa com CNAE diferente para declarar receitas de atividades que não fazem parte do objeto social.
No caso da Uber, se a atividade era transporte de passageiros, o CNAE da empresa precisaria ser compatível com essa atividade. Caso contrário, declarar esses valores pela empresa gera incompatibilidade com o CNPJ e pode trazer problemas fiscais, inclusive risco de autuação.
Além disso, como o desenquadramento foi retroativo, ele já estava impedido de atuar como MEI. Portanto, os rendimentos da Uber devem ser tributados pela pessoa física, no carnê-leão — como foi feito.
Ou seja: você fez o procedimento correto.
Qualquer outra opção traria riscos fiscais e não alteraria a origem da receita (que pertence ao CPF, não à empresa).
Espero ter ajudado!
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.