Gestão de permissões aos sistemas

DA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá pessoal, tudo bem? Estou iniciando com meus primeiros clientes e gostaria de saber como vocês fazem a gestão dos acessos aos sistemas da Receita Federal (RFB), SEFAZ estadual e SEFAZ municipal em nome das empresas. Tenho notado que, na abertura e legalização de empresas, muitas plataformas pedem login com informações pessoais dos sócios, como CPF e data de nascimento. Como vocês lidam com essas situações de forma segura e eficiente? Quais práticas recomendam para gerenciar os acessos, certificados digitais e procurações sem comprometer a segurança dos dados?

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Diego, tudo bem?

A maioria dos escritórios contábeis gerencia os acessos aos sistemas da Receita, SEFAZ e municípios por meio de procurações eletrônicas em nome dos sócios administradores dos escritórios que são os contadores responsáveis pelos CNPJ/CPF (dos clientes). Isso permite acessar esses sistemas de forma segura usando o certificado digital do sócio/dono do escritório, trocando o perfil dentro do portal para o CNPJ do cliente.

Vale lembrar que cada estado (sefaz) e município (site da prefeitura local) podem ter layouts e sistemas diferentes. Por isso, é importante verificar as peculiaridades de cada sistema local, já que o processo pode variar.

Para garantir a segurança dos dados, é essencial manter um controle rigoroso das procurações e certificados digitais, além de usar ferramentas seguras para o armazenamento dessas informações. Sempre oriente seus clientes sobre a importância de proteger os dados de login.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.