Inscrição Estadual não habilitada por causa do endereço

AL
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, pessoal!

Tudo bem?

Preciso tirar uma dúvida, e se puderem me indicar onde eu posso achar a aula ou material que fala sobre esse assunto.

Sobre o comunicado abaixo, o que poderia ter acontecido de errado? Visto que uma empresa é agencia de publicidade e outra é e-commerce.

“Informamos que o sistema de monitoramento preventivo da SEF/MG identificou que seu estabelecimento esta cadastrado em endereço idêntico ao de outra IE ativa. Nesse sentido, com fundamentos no Art. 61, 5º c/c Art. 9º, 2º do ICMS/2023, a emissão de seus documentos fiscais encontra-se temporariamente monitorada, em conformidade com Art. 8º do RICMS.”

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá, Ana Paula, tudo bem?

Não temos aula sobre esse tema específico, por se tratar de uma situação mais particular envolvendo ambas as empresas.

Esse comunicado da SEF/MG significa que o sistema identificou duas empresas com inscrição estadual ativas no mesmo endereço. Quando isso ocorre, o fisco entende que pode haver alguma irregularidade, por exemplo, empresas diferentes usando o mesmo local sem justificativa. Por isso, a emissão de notas fiscais foi colocada em monitoramento, como forma de fiscalização preventiva. Na prática, entendo que isso não indica que a empresa esteja irregular, mas a Receita Estadual acompanhará de perto as operações para verificar se tudo está correto.

Acredito que você também que você entre em contato diretamente com a SEFAZ/MG para esclarecer o caso. Dessa forma, será possível confirmar se há alguma irregularidade real, apresentar documentação que comprove os endereços distintos e evitar problemas na emissão de notas fiscais.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.