Nome empresarial

Gabriel Lisboa Bianchin
    🌱
    🌱 24 pts

Bom dia, colegas!

Duas dúvidas:

Uma empresa ME, sendo Sociedade Ltda, deseja alterar o nome da razão social para um nome diferente do nome do sócio, a qual constava antes da alteração contratual. Pode?

Outra:

Na alteração contratual, dois sócios cedem algumas quotas para um terceiro, sendo que um dos sócios abandona a sociedade, permanecendo um sócio antigo e outro novo, sem contraprestação de valor, preciso do instrumento de transferência de quotas? Eu faço ou é responsabilidade do advogado?

Obrigado desde já.

2 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Gabriel, boa noite.

Sim, uma empresa ME (Microempresa), sendo Sociedade Limitada (Ltda.), pode alterar a razão social para um nome diferente do nome do sócio. Esse processo é feito através de uma alteração contratual e deve ser registrado na Junta Comercial. É importante seguir os procedimentos corretos para a alteração, que incluem o preenchimento do Documento Básico de Entrada (DBE) e a atualização dos dados no portal da Junta Comercial do estado correspondente.

Quanto à transferência de quotas sem contraprestação de valor, é necessário um instrumento de transferência de quotas. A redação da cláusula de transferência deve ser clara quanto à natureza da operação (se é uma doação ou outra forma de transferência sem contraprestação). A Junta Comercial pode solicitar esclarecimentos se a redação não for clara. Embora a elaboração do instrumento de transferência de quotas possa ser feita pelo contador ou pelo próprio empresário, é recomendável que um advogado revise ou elabore o documento para garantir que todos os aspectos legais estejam corretos e para evitar indeferimentos.

Lembre-se de que, após a alteração, é aconselhável consolidar o contrato social com as novas informações dos sócios e suas respectivas quotas. Isso ajuda a manter a clareza e a ordem dos registros societários da empresa.

Espero ter ajudado!

Gabriel Lisboa Bianchin
    🌱
    🌱 24 pts

Muito obrigado pelo retorno! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.