SLU

SP
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa tarde!
    Cliente, único sócio, quer abrir uma distribuidora de produtos de outra cidade (sorvete, picolés, laticínios, doces, bebidas com e sem álcool, vassouras), para venda de atacado e varejo, revenda e consumo, com mesas na loja, carrinho de ambulante nas ruas e registrar 2 funcionários.
    Por ser SLU,ele se enquadra em ME, porém, o faturamento dele vai ultrapassar 30mil/mês. Como é na prática? Abro ME e quando o faturamento ultrapassar a margem, ele precisará de um sócio para se tornar EPP e registrar mais funcionários?

Qual seria o cnae ideal para esse caso? Fiz uma pesquisa e obtive várias numerações

"4729-6/99 - Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente"
    4712-1/00 Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    47.21-1 Comércio varejista de produtos de padaria, laticínio, doces, balas e semelhantes
    5611-2/01 Restaurantes e similares
    5611-2/03 Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    46.3 Comércio atacadista especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo
    46.35-4 Comércio atacadista de bebidas
    4637-1/06 - comércio atacadista de sorvetes, picolés, tortas geladas e similares
    4639-7/01 Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    4691-5/00 Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    5612-1/00 - Serviços ambulantes de alimentação

Sobre o nome de uma SLU, é obrigatório ter o nome da pessoa ou poder ser o nome fantasia que ele já escolheu?

Qual a aula que fala sobre nomes para a razão social?

Agradeço a ajuda!

Silvia
    4 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Silvia

Você pode abrir como ME e depois solicitar a alteração para EPP, mas como já tem a previsão que irá ultrapassar, aconselho a abrir com o Porte EPP e evitar uma nova alteração, e não precisa de um sócio para ser EPP.

Por ser uma distribuidora, os CNAES de Comércio atacadista se enquadram melhor. Escolha um como principal, neste caso, recomendo o CNAE 4691-5/00 e os demais secundários.

Se tratando de SLU a única regra do nome empresarial é que tenha a sigla LTDA no final, você pode informar o nome do sócio ou nome fantasia acompanhado da sigla.

Espero ter ajudado.
    SP
    🌱
    🌱 0 pts
      a alteração de ME para EPP tem custo? Ele não me deu uma estimativa de faturamento, mas, só o aluguel dele é 12mil. Agradeço pelo retorno 🙏
    MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Tem sim, pois altera o Contrato Social, por isso, recomendo que o porte já seja EPP. Questão fiscal, o PGDAS ME ou EPP começa pelas mesmas alíquotas, vai subir de acordo com o faturamento.
    SP
    🌱
    🌱 0 pts
    sim, importante observarmos esses detalhes antes da abertura. Acredito que isso faz diferença na nossa profissão... Te agradeço, viu! Boa noite!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.