Transferência de titularidade de associação

LM
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, tudo bem? Espero que sim!

Por favor, preciso de ajuda para alterar o responsável legal de uma associação, como devo prosseguir? Se puder me informar o passo a passo na receita federal, de já agradeço!

Além disso, se houver aulas, por gentileza apontar aqui, pois já procurei mas não a encontrei.

8 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (8)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Larissa

Primeiro precisa ter a Ata registrada em cartório com a alteração do responsável.

Na Receita Federal primeiro precisa solicitar DBE com evento de alteração do responsável pelo CNPJ. Nos dados do responsável, informar o CPF do novo representante. Seleciona também o quadro QSA, informe a baixa do antigo representante e adiciona o novo.

Após DBE deferido - Entre no Portal do ECAC com login da associação e enviei um processo digital - Alteração de CNPJ. Anexa o DBE, Ata registrada e documento do novo representante. Aguarde o Deferimento.

Espero ter ajudado.

LM
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, obrigada pelo esclarecimento! No caso, o DBE eu solicito por meio do site da Junta Comercial? No meu caso, Empresa Fácil (Maranhão). Ou eu entro diretamente no site da RFB mesmo?

LM
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Uma dúvida por favor, eu enviei o DBE e estou aguardando o deferimento. No caso, o próximo passo é no ECAC, eu faço login com os dados do antigo presidente ou do atual?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Larissa Mendes próximo passo para consultar o processo?

Você vai acessar pelo login que foi enviado o Processo.

LM
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Não, próximo passo digo o registro do processo no ECAC, eu entro com qual login? Do novo presidente ou do antigo?

LM
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura você havia dito para acessar com login da associação…. Mas não entendi essa parte, pois a associação não tem a conta gov, não entendi como é possível isso.

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Larissa Mendes Como a associação não tem o certificado digital, você envia o processo com seu login (com procuração para representar o CNPJ) ou acessa com login do novo presidente.

Como enviou com o seu, acompanhe o processo pelo seu login mesmo....

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.