Conta caixa virada

JG
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!
    Uma empresa não estava com a escrituração contábil mensal sendo feita.

Deparo-me com um Cx 150.000, mas estou sem saldo na conta do cliente. Como devo agir?

Fui instruído a gerar uma receita no período e tributar, porém, estou hesitante devido ao período ser extenso e ao valor significativo ser alto.

1 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Julio, tudo bem?

Primeiramente, é importante ressaltar que não existe "caixa negativo" ou credor. Mas sabemos que é algo que pode acontecer no dia a dia, quando o cliente não emite todas as notas fiscais.

Dado que a situação já está irregular, não há uma única solução correta do que pode ser feito, mas algumas alternativas podem ser consideradas, que alguns contadores aplicam, mas afirmo não é uma orientação correta a se fazer, neste caso:

1. Reconhecimento de uma receita e tributação
      Essa alternativa deve ser analisada com cautela, mas também seria uma melhor “solução”. Lembrando que vai ser necessário reapurar os impostos do cliente, corrigir a provisão dos impostos dentro da contabilidade, recolher as diferenças dos impostos, etc.

2. Lançamento de um empréstimo do sócio para a empresa
      Essa opção pode justificar a diferença, mas exige a formalização de um contrato de mútuo entre o sócio e a empresa, especificando prazos, condições de pagamento e demais cláusulas. Onde o lançamento contábil seria:
      D-caixa / c- empréstimo com sócio (no passivo)

Antes de qualquer decisão, é fundamental avaliar a situação detalhadamente, documentar todas as justificativas e alinhar com o cliente as implicações de cada escolha. E claro, deixar tudo bem documentado de preferência no e-mail para você como contador se resguardar.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.