Contabilidade Pequena Empresa

LB
    🌱

Boa tarde Colegas,

Tenho um cliente que é mecanico e esta enquadrado no simples nacional, ele me envia a documentação mensalmente. Mas quando ele me envia os documentos ele ja pagou todos, ou seja não existe passivo em aberto. Neste caso como devo classificar as despesas, diretamente entre resultado e redução da conta banco?

Obrigada,

4 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

AO
    🌱
    🌱 0 pts

Boa Tarde!
    Se o seu cliente esiver no regime de competência, e as despesas forem a pagar, então haverá um passivo a pagar registradas no ato da compra com o endoço do documento fiscal, estes serão baixados quando ocorrerem os pagamentos.

Se as compras forém a vista, você deve alocar na conta de resultado nas suas devidas despesas, seja operacionais, não operacionais e assim por diante.

LB
    🌱

obrigada Antonio.
    Ele não tem passivo a pagar, no entanto eu estou com outra duvida que não consigo pensar na solução.
    Ele não possui passivo, neste caso eu lanço apenas resultado contra banco, e como fica na equação, A=P+PL, pq meu ativo nunca bate com o passivo, sinto que falta uma perna, devo como fazer o lançamento para fechar a equação?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Luciana, tudo bem?
    A resposta do nosso colega Antonio está correta.

Além de lançar o movimento financeiro do seu cliente, você também precisa lançar na contabilidade as notas fiscais que originam esses pagamentos.

Se as notas fiscais forem a prazo, você irá fazer a provisão das mesmas, gerando assim um passivo e posteriormente quando seu cliente pagar por tais notas, você realiza a baixa desse passivo com base nos documentos do movimento financeiro.

Indicaria que assista nossos cursos abaixo, pois irão te auxiliar melhor no entendimento:
    https://alunos.contabilidadefacilitada.com/116845-contabilidade-para-microentidades

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/121239-rotinas-contabeis

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.