Contabilização Empréstimo

LH
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?

Então, me surgiu uma dúvida na questão de contabilizar os empréstimos bancários, na parte de curto e longo prazo que acabou me confundindo. Supondo que uma empresa tenha pego um empréstimo em 06/2024 em 48x, eu sempre tive o costume de sempre colocar no CP 12x e no LP o restante e nos juros a transcorrer também. Nessa situação que dei como exemplo, já vi contabilizarem somente 6 parcelas e depois no início do ano seguinte transferindo as 12 do LP, tem também casos que vi em que foi lançado direto no curto 18 parcelas. Gostaria de tirar essa dúvida com vocês. Obrigado desde já!

6 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, Lucas!

De acordo como o exemplo que você mencionou, a contabilização deve ser feita considerando 12 competências a curto prazo. Ou seja, deve-se considerar no Passivo Circulante o valor do empréstimo e os respectivos juros a apropriar para os próximos 12 meses. O restante deve ser contabilizados a Longo Prazo.

A partir daí, todos os meses devem ser transferidos os valores da parcela e os respectivos juros a apropriar de Longo Prazo para Curto Prazo.

E ainda deve contabilizar a apropriação dos juros mensalmente, reconhecendo a despesa financeira.

Esta transferência não deve ser feita apenas uma vez ao ano, no ínicio do exercício

Espero ter ajudado

LH
    🌱
    🌱 0 pts

@José Do Carmo De Souza agradeço a explicação, então estou no caminho certo. Se der para me ajudar em mais uma dúvida. No caso sempre 12 independente da data. No meu caso que dei de exemplo: terminou os 12, o melhor é colocar um a um ou coloco mais 12 direto?

JS
    🌱
    🌱 0 pts

@Lucas Dos Santos Hens , você deve colocar um a um, mês a mês.

Ou seja, todo mês você tem um lançamento a fazer do valor da parcela, um referente aos juros a apropriar e um referente à apropriação dos juros.

LH
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes obrigado! É que confunde um pouco e cada um dizendo uma coisa. Me assusta ainda essa parte da teoria X prática.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.