Erro ECF bloco N620 linhas automáticas 3 e 4.

AA
    🌱
    🌱 5 pts

Boa tarde. Estou fazendo a ECF de uma empresa do Lucro Real Anual que apurou mensalmente o balancete de suspensão/redução. Mas estou com problema no bloco N620. A linha 1 puxa o valor da Base de cálculo do Imposto de Renda, mas as linhas 3 e 4 que são automáticas não estão puxando. Alguém com o mesmo problema ou alguma dica pra me ajudar?

Obrigada.

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

Guilherme Henrique Ferreira
    10.112 pts

Boa tarde, Aline,

Esse é um problema bem comum na ECF e geralmente tem solução simples. Vou te explicar o que costuma causar isso.

O bloco N620 trata do cálculo do IRPJ no Lucro Real Anual com balancetes de suspensão/redução, e as linhas 3 e 4 dependem de informações preenchidas em outros blocos para serem alimentadas automaticamente. Quando elas ficam em branco, quase sempre é porque alguma informação anterior não foi registrada corretamente.

Os pontos que você deve verificar são esses:

Primeiro, confira se os balancetes mensais foram devidamente informados no bloco P. É lá que ficam os dados dos balancetes de suspensão e redução, e o N620 busca as informações de lá para montar as linhas automáticas. Se algum mês estiver incompleto ou com dados inconsistentes, as linhas 3 e 4 podem não ser geradas.

Segundo, verifique se a opção de forma de tributação está corretamente marcada como Lucro Real Anual com balancete de suspensão/redução na ficha de identificação da empresa. Uma marcação errada nesse campo faz com que o sistema não saiba que precisa calcular aquelas linhas.

Terceiro, veja se os valores do LALUR (bloco M) estão corretamente preenchidos e sem pendências, já que o cálculo do N620 também usa informações de adições e exclusões.

Quarto, se você já verificou tudo isso e o problema persiste, vale tentar recuperar o arquivo, fechar e reabrir o programa, e rodar novamente a validação para ver se o sistema recalcula as linhas.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.