@Raquel Souza Andrade, obrigada pela resposta anterior! Vou tentar explicar melhor a situação para ver se você pode me orientar.
Assumi a contabilidade de uma empresa que antes era MEI e não possuía escrituração contábil. Fiz o balanço de abertura em 30/06/2024 e, nesse momento levantei os saldos reais das contas da empresa.
No balanço de abertura, os lançamentos foram:
✅ Passivo Circulante: R$ 5.000,00 → saldo do financiamento referente às parcelas dos próximos 12 meses.
✅ Passivo Não Circulante: R$ 4.000,00 → saldo do financiamento referente às parcelas que vencem após 12 meses.
✅ Capital Social: R$ 10.000,00 → conforme contrato social.
✅ Disponível (Caixa/Bancos): R$ 30,00 → saldo bancário real no momento da abertura da contabilidade.
✅ Contrapartida de cada lançamento: Balanço de Abertura.
📌 Ponto relevante:
O financiamento foi contratado em janeiro/2024, mas como a empresa não tinha contabilidade antes, não lancei o valor total original do financiamento, apenas o saldo devedor real no momento do balanço de abertura (R$ 9.000,00).
O capital social foi lançado, mas não havia dinheiro correspondente no caixa no momento do balanço de abertura.
A empresa não possuía outros ativos relevantes.
Agora, no fechamento do ano, percebi que não consigo distribuir lucros, pois o financiamento e valor disponível no banco afeta diretamente o patrimônio líquido.
Minhas dúvidas são:
1️⃣ O lançamento que fiz no balanço de abertura está correto?
2️⃣ Eu deveria realmente ter lançado todo o saldo devedor do financiamento de uma vez ou deveria ter apropriado mensalmente?