(sem título)

S
    🌱
    Silvia
    🌱 0 pts

Olá, colegas! Preciso da ajuda de vocês com uma dúvida. Assumi a contabilidade de uma empresa em 01/07/2024 e, ao fazer o balanço de abertura em 30/06/2024, lancei um empréstimo que a empresa possuía. Separei os valores entre curto e longo prazo, registrando a parte de curto prazo na conta de empréstimos (passivo circulante) e o restante no passivo não circulante.

Minha dúvida é: esse lançamento está correto ou eu deveria ter apropriado as parcelas mês a mês?

Isso impactou o patrimônio líquido, e agora não há lucro suficiente para distribuição. Como vocês tratam essa questão na prática para não inviabilizar a distribuição de lucros sem ferir as normas contábeis? Será que a forma como lancei acabou distorcendo o resultado?

7 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

RA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Silvia,

Se o empréstimo que a empresa tem for acima de 12 parcelas, você fez correto em separar curto e longo prazo. Os valores a serem amortizados serão os de longo para primeiro e só então os de curto prazo. E as parcelas devem ser amortizadas mês a mês, conforme são pagas.

Como a empresa já tem um empréstimo em andamento você precisa lançar o saldo que ainda há para ser amortizado e não desde o que foi adquirido.

Caso seu cliente esteja vindo de outra contabilidade, eles precisam te enviar o balanço ou os balancetes com os saldos dos meses anteriores.

Espero ter ajudado.

S
    🌱
    Silvia
    🌱 0 pts

@Raquel Souza Andrade, obrigada pela resposta anterior! Vou tentar explicar melhor a situação para ver se você pode me orientar.

Assumi a contabilidade de uma empresa que antes era MEI e não possuía escrituração contábil. Fiz o balanço de abertura em 30/06/2024 e, nesse momento levantei os saldos reais das contas da empresa.

No balanço de abertura, os lançamentos foram:

Passivo Circulante: R$ 5.000,00 → saldo do financiamento referente às parcelas dos próximos 12 meses.
    Passivo Não Circulante: R$ 4.000,00 → saldo do financiamento referente às parcelas que vencem após 12 meses.
    Capital Social: R$ 10.000,00 → conforme contrato social.
    Disponível (Caixa/Bancos): R$ 30,00 → saldo bancário real no momento da abertura da contabilidade.
    Contrapartida de cada lançamento: Balanço de Abertura.

📌 Ponto relevante:

• O financiamento foi contratado em janeiro/2024, mas como a empresa não tinha contabilidade antes, não lancei o valor total original do financiamento, apenas o saldo devedor real no momento do balanço de abertura (R$ 9.000,00).

• O capital social foi lançado, mas não havia dinheiro correspondente no caixa no momento do balanço de abertura.

• A empresa não possuía outros ativos relevantes.

Agora, no fechamento do ano, percebi que não consigo distribuir lucros, pois o financiamento e valor disponível no banco afeta diretamente o patrimônio líquido.

Minhas dúvidas são:
    1️⃣ O lançamento que fiz no balanço de abertura está correto?
    2️⃣ Eu deveria realmente ter lançado todo o saldo devedor do financiamento de uma vez ou deveria ter apropriado mensalmente?

RA
    🌱
    🌱 0 pts

@Silvia

Bom dia,

Pelas informações concedidas, você fez os lançamentos corretos.

Para melhor entendimento, qual foi a contrapartida usado no Capital Social?

Por ser um balanço de abertura não necessariamente você vai ter lucros.

Ao lançar o empréstimo você separou os juros a apropriar?

Qual contrapartida dos empréstimos?

E sim o saldo precisa ser lançado na sua totalidade, o que será feitos mensalmente é a amortização das parcelas.

Espero ter ajudado.

S
    🌱
    Silvia
    🌱 0 pts

@Raquel Souza Andrade Esse assunto me confunde muito, obrigada pelo apoio, vamos lá:

Lançamentos Contábeis – Balanço de Abertura em 30/06/2024

Débito: Balanço de Abertura – R$ 22.229,80
    Créditos correspondentes:

• Simples Nacional a Recolher (Passivo Circulante - PC) – R$ 229,80

• Empréstimos (Passivo Circulante - PC) – R$ 5.000,00

• Tráfego Pago (Passivo Circulante - PC) – R$ 3.000,00

• Empréstimos (Passivo Não Circulante - PNC) – R$ 4.000,00

• Capital Social (Patrimônio Líquido - PL) – R$ 10.000,00

Movimentação de Caixa

• Crédito: Balanço de Abertura – R$ 30,00

• Débito: Banco (Ativo Circulante - AC) – R$ 30,00

Após a contabilização, no mês seguinte fiz o encerramento do balanço de abertura, transferindo o saldo para a conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados.

Tratamento do Empréstimo

• O financiamento foi lançado no passivo sem os juros embutidos.

• Os juros serão apropriados mensalmente à medida que os pagamentos forem efetuados.

Exemplo de Lançamento para Pagamento da Parcela do Empréstimo em Julho

Débitos:

• Empréstimos (Passivo Circulante - PC) – R$ 400,00 (Baixa do saldo do passivo)

• Juros sobre Empréstimos e Financiamentos (Despesa Financeira) – R$ 20,00

Crédito:

• Banco (Ativo Circulante - AC) – R$ 420,00 (Saída do valor total do pagamento)

RA
    🌱
    🌱 0 pts

@Silvia

Boa tarde, tudo bem?

Os lançamentos a débito foram em quais contas do balanço de abertura?

Esperto ter ajudado.

S
    🌱
    Silvia
    🌱 0 pts

@Raquel Souza Andrade Eu criei uma conta chamada Balanço de Abertura que fica dentro do meu Patrimônio Liquido, grupo Lucros ou Prejuízos Acumulados. Então a contra partida foi nessa conta.

RA
    🌱
    🌱 0 pts

@Silvia

Tudo indica que você fez os lançamentos corretos.

Balanço de abertura não dá lucro ou prejuízo.

A apuração será feita após você encerrar a contabilidade de 2024, que demonstrará o resultado: lucro ou prejuízo.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.