Transferência ENTRE MATRIZ E FILIAL

NF
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia! Estou com uma empresa que todo mês emite muitas notas de transferências para sua filial, eu queria saber como eu faço a escrituração dessas transferências quais contas eu devo usar. Geralmente aqui na saída da Matriz a gente faz o seguinte lançamento D=CMV C=Estoque. Na entrada da filial D=Estoques C= Custo das Mercadorias Vendas.

Quando chega no final do período a gente vai dar baixa no estoque, por exemplo a da Filial C=Estoques D=Custo das Mercadorias Vendas.

Queria saber se esta correto e se estiver errado qual a forma que deve ser feita.

3 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Nubia, tudo bem?

Em transferências entre matriz e filial, não se usa a conta de CMV, porque não é uma venda, e sim uma movimentação interna de estoque.

Entendo que o correto seria:

Na saída da matriz:
    D – Estoques em Trânsito Matriz x Filial
    C – Estoques

Na entrada da filial:
    D – Estoques
    C – Estoques em Trânsito Matriz x Filial

Assim, o estoque é movimentado entre as unidades sem afetar o resultado da empresa. O CMV só vai ser registrado quando a filial vender a mercadoria para o cliente.

Espero ter ajudado!

NF
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Ta mas neste caso essa conta da saída e da entrada da matriz Estoques em Trânsito Matriz x Filial como eu faria para zerar ela porque iria ficar o valor nela de mercadoria que foi transferida.

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Nubia Lopes Ferreira Oi Nubia! Tudo bem?

A conta “Estoques em Trânsito Matriz x Filial” realmente vai ter saldo individualmente na contabilidade da matriz e da filial, mas quando você emite um balancete consolidado da empresa, esses valores se anulam, porque o que saiu da matriz entrou na filial.

Ou seja, essa conta não precisa ser zerada manualmente, porque ela é apenas uma conta de transição para controlar a movimentação entre as unidades. O importante é garantir que o valor da saída da matriz seja o mesmo da entrada na filial.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.