CALCULO SIMPLES NACIONAL

CI
    🌱
    Carlos Israel
    🌱 0 pts

Somos conhecedores que toda venda precisa de ter um documento fiscal vinculado (seja produto ou serviço).

Na hipótese da empresa possuir movimentação fiscal inferior que as operações de maquinas de cartao e recebimento no pix, o que fazer para complementar o valor na apuração do simples?

Ou o pior cenário, não emite nota fiscal, mas tem recebimentos na conta PJ (pix e repasse das operadoras de cartao) posso apurar o simples dessa forma ?

Como os colegas tem tratado esse cenário com os clientes ?
    e ainda não entrei no aspecto do reconhecimento contábil.

Existe alguma “brecha” na legislação para apurar o simples com base no extrato bancário/maquinas de operadoras de cartão como substituto do documento fiscal? (eu desconheço)

Aqui no interior acontece muito isso, eu acho que deve ser só aqui… será ? rsrs

1 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Carlos

Infelizmente isso acontece muito, venda em máquina, PIX sem a emissão das Notas Fiscais.

A legislação não diz que a apuração será feita através do Extrato bancário ou relatório de máquinas de cartão, mas entende -se que esses recebimentos é relativo a atividade da empresa, e por isso, precisa ser lançados na apuração do Imposto.

A obrigação principal da empresa é o recolhimento do imposto, a emissão da Nota Fiscal é uma obrigação acessória, logo é mais importante recolher o imposto sobre a Receita total, mesmo que não tenha o documento Fiscal.

Oriente a seu cliente a emitir notas fiscais dessas movimentações, mas não deixe de apurar caso não venha a Emitir.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.