Como fazer RPA?

George Weber Calmon Khede
    🌱
    🌱 0 pts

Um colega meu me procurou, solicitando uma Nota Fiscal de serviços, para que ele entregue a uma empresa que contratou os serviços dele.

Ele é Arquiteto, autônomo, não possui CNPJ, e não sei como ele recolhe INSS e nenhum tipo de tributo. Este é o primeiro serviço que este cliente me solicita.

Como ele disse que não tinha CNPJ, eu orientei a ele que deveria ser feito um RPA.

Eu sei o que é (mais ou menos) um RPA. Mas gostaria de saber:

1) Como exatamente eu faço um RPA?;

2) De fato, meu cliente emitiria este RPA para a empresa que o contratou, como se fosse uma Nota Fiscal, por exemplo? Quem entrega o RPA para quem, no caso?;

3) Como calculo os tributos incidentes no RPA, sendo que não sei como ele recolhe INSS, etc? (este cliente atua em Vila Velha - ES, e eu sou de Manhumirim - MG).

4) Procurei por toda a internet, e não achei um modelo factível de RPA. Poderiam me auxiliar quanto a isso?

Basicamente, vou ter que fazer este RPA para o cliente, mas não sei nenhuma das 4 perguntas que fiz.

Obrigado desde já!

2 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá George, boa tarde.

O RPA teoricamente deve ser feito pela empresa contratante e não pelo autônomo, pois a empresa contratante que irá reter e pagar os impostos relativos a esse trabalho. Na internet voce consegue modelos de RPA editáveis.

A empresa deve emitir o RPA de acordo com o contrato que foi feito com ele, na descrição deve conter o período a qual se refere os serviços e qual o valor da prestação, desconto de INSS, desconto de IR se houver, desconto de ISS se houver.

Primeiro esse autônomo precisa confirmar com a empresa quando será feito esse RPA, tem empresas que não fazem e então arcam com os riscos.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.