Contabilidade para Marcenaria.

George Weber Calmon Khede
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite.

Peguei um cliente novo, que já conheço o modus operandi dele, pois fiz a contabilidade durante alguns anos, porém, ele “andava todo errado”, pois não mandava notas, não emitia notas, começou como MEI, etc. Enfim, tudo errado mesmo.

.

Agora, esta empresa “bagunçada” está lá na outra contabilidade que trabalhei, e vai recomeçar esta mesma empresa, com os mesmos ramos de atividade, do ZERO, no nome da esposa dele. Aqui no meu escritório.

Tivemos uma reunião aqui hoje, e foi tudo muito tranquilo. Tanto eu, quanto ele, queremos andar da maneira correta.

Como ele é PRESTADOR DE SERVIÇOS, teoricamente, teria que emitir notas de serviço para os clientes. Lembrando que ele é referência aqui na região e fatura bastante. Entra bastante dinheiro na conta dele, nem sempre com nota, pois não é todo mundo que pede.

Ele faz compras de mercadorias com notas de entrada, e a SEFAZ aqui de MG não está para brincadeira. Estou com vários clientes, do ramo de COMÉRCIO que estão tendo problemas com entradas e/ou saídas desacobertadas. Porém, essas mercadorias com nota que ele compra, são mercadorias de uso e consumo, para que ele realize seus serviços de marcenaria (como fez aqui do meu escritório, rs).

A minha dúvida é a seguinte: como funciona para que “dê saída” nessas notas de entrada? Pois ele não revende mercadorias. Ele vem, faz os móveis planejados, executa o serviço, faz todo o acabamento, e recebe. Evidentemente que ele PROVAVELMENTE utiliza os materiais comprados com nota para executar seus serviços. Para que eu não tenha problemas similares com a AF por entradas e/ou saídas desacobertadas (por exemplo), como ficariam essas notas fiscais de uso e consumo?

Obrigado desde já!

At.te,

George Khede.

5 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

AK
    🌱
    Andre Knapp
    🌱 0 pts

Olá, acredito que a resolução para o seu problema seja tirar a ideia de que essa entrada é para uso e consumo e sim um insumo para a prestação de serviço, a entrada fiscalmente dizendo seria com o CFOP 1.128 e haveria um estoque na contabilidade evidenciando o valor das mercadorias como mercadorias utilizadas na prestação de serviços, entretanto o controle desse estoque deve ser feito rispidamente no meu ponto de vista. Por não haver uma nota fiscal de saída em relação a essa mercadoria e efetuando a baixa da mesma a cada competência ou trimestre como um CMV. Não sei lhe informar a legislação correta para esse procedimento, mas como você tem o próprio escritório deve-se via de regra uma consultoria para auxiliar em questões assim, havendo um respaldo legal do procedimento pode seguir como desejar.

🌱
    🌱 0 pts

Eu esqueci de falar. Ele é optante pelo Simples Nacional. Seria só para dar saída nas notas mesmo. Para não ficar como estoque parado. Pensei em dar baixa nessas notas colocando como revenda de mercadorias no anexo 1. E os serviços prestados com nota, no anexo 3.

Quanto à consultoria, não kkk. Já pago a Escola Contábil praticamente só para isso, rs.

🌱
    🌱 0 pts

Algum MODERADOR para me dar um help aqui, fazendo o favor? Ainda não ficou claro para mim. Obrigado!

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá George, boa tarde.
    Quando o seu cliente compra mercadorias com notas fiscais de entrada para uso e consumo na prestação de serviços (como materiais de marcenaria), essas notas não precisam ser "dadas saída" como se fossem mercadorias revendidas. Em vez disso, esses materiais são considerados insumos para a prestação de serviços.

O correto é que ele emita notas fiscais de serviço para os clientes, detalhando o serviço prestado. A nota fiscal de serviço deve incluir a descrição do serviço, o valor cobrado e os impostos devidos. Isso garante que a receita seja devidamente registrada e tributada.

Para evitar problemas com a fiscalização, é importante manter um controle rigoroso dos insumos comprados e utilizados. Isso pode ser feito através de um sistema de gestão que registre todas as compras de materiais e a utilização desses materiais nos serviços prestados. Dessa forma, se houver uma fiscalização, você pode demonstrar que os materiais foram utilizados na prestação de serviços e não revendidos.

As notas fiscais de entrada devem ser classificadas corretamente como insumos de uso e consumo. Isso pode ser feito no sistema de contabilidade, garantindo que essas compras sejam registradas como despesas operacionais e não como estoque para revenda.

Manter toda a documentação organizada e transparente é crucial. Isso inclui notas fiscais de compra, notas fiscais de serviço emitidas, contratos de prestação de serviços, e qualquer outro documento que comprove a utilização dos materiais nos serviços prestados.

Espero ter ajudado

AK
    🌱
    Andre Knapp
    🌱 0 pts

Acredito que as consultorias hoje em dia sejam infelizmente bem caras mas comumente é fácil de ver escritórios dividindo acessos, a comunidade do Contabilidade Facilitada é para retirada de dúvidas e trocar ideias, experiências, a consultoria lhe dará clareza sobre o processo e respaldo legal, podendo até mesmo no caso de algumas um erro deles ser pago, não afetando o seu escritório e o cliente.

Algumas consultorias:
    COAD, Cenofisco, Legisweb, ITCNET, ECONET e por ai vai.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.