DAS não reconhecido o pagamento pela RFB.

George Weber Calmon Khede
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite.

Estou começando o mês e, como de costume, confiro se há débitos para todos os clientes, e envio os documentos e impostos para todos eles, até o 5º dia útil.

O que está ocorrendo é o seguinte: no mês passado, a Receita Federal teve alguns problemas com datas de pagamentos de impostos do Simples Nacional (se não me engano, até postergaram o prazo).

Tiveram clientes que conseguiram pagar em dia.

Também tiverem clientes que pediram para recalcular a guia.

Porém, em ambos os casos, apesar de a guia estar paga, de constar no extrato do Simples Nacional como “Pago: Sim”, mesmo assim, consta como débito exigível no portal do eCAC.

Porém, quando eu tento emitir o DAS novamente, dá erro. Por dentro do portal do Simples Nacional, a mesma coisa.

Resumindo: a Receita não permite que eu tire de novo os débitos. A Receita reconhece que o débito foi pago, pois no extrato do Simples Nacional consta como pago.

Porém, já é o 2º cliente que vejo que consta como “Devedor”, e não sei como comunicar esses clientes, pois provavelmente vão achar que a culpa é minha.

Mais alguém está enfrentando este problema, ou sabe como resolvê-lo?

Obrigado desde já!

At.te,

George Khede.

6 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá George, tudo bem?

Indicaria você entrar em contato diretamente com a receita federal, através do chat para verificar qual a orientação deles. Acredito que seja uma falha no sistema, que será corrigida.

Espero ter ajudado!

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá George, tudo bem?

Entrei em contato com a receita federal via chat, e essa foi a orientação do atendente:

A receita já esta ciente do problema na cobrança das diferenças do Icms/Iss e acionou o responsável pelo serviço para regularizar a situação o mais rápido possível. A equipe responsável pelo Simples Nacional  e o SERPRO já estão sendo acionados e o processamento já está acontecendo, embora lento. Pedimos que acompanhem e aguardem. Tente transmitir um pgdas retificador da competência em cobrança para tentar regularizar a pendência.

Caso precise de Certidão faça com abertura de processo pelo e-cac.

Espero ter ajudado!

🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes boa tarde. Agradeço o retorno. Faz sentido tentar transmitir um PGDAS retificador. Porém, eu transmitiria ele zerado?

Pois se eu lançar valores, vai gerar mais uma guia para ele pagar, não?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@George Weber Calmon Khede Fiz o teste aqui com os mesmos dados anteriores e deu certo. Após meia hora sumiu a pendência.

Espero ter ajudado!

🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes só para eu entender: você simplesmente retransmitiu com os mesmos dados?

Beleza, mas e no final, que era para sair a guia, e o DAS a pagar. Não gerou débito nenhum não? Como assim? Obrigado desde já

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@George Weber Calmon Khede isso mesmo, retifiquei colocando os mesmos dados, baixei o recibo e não gerou nenhuma guia a pagar. Meia hora depois voltei pra consultar, e o débito que havia anteriormente sumiu. Essa foi a orientação do próprio atendente da receita.

Você pode fazer o teste com apenas 1 cliente e verificar se dá certo.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.