DEFIS 2023

AM
    🌱
    🌱 0 pts

bom dia, gostaria de tirar uma duvida, estou com duas empresas que preciso fazer a DEFIS, fui na sefaz e baixei as notas fiscais, ai para a minha surpresa só tem notas de entradas, não tem notas de saida, ai lancei no sistema(FORTES) ai fui no caminho da DEFIS e na hora de gerar, tem o capital inicial de 10 mil reais, e ele fez 20 mil em compras e não tem vendas, gostaria de saber como proceder neste caso, continuo com a declaração pelo sistema e lanço com essa diferença ou lanço manual de forma incorreta com outros valores?

10 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (10)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Anderson

Essas empresas estão em funcionamento?

Ao adquirir mercadorias, entende-se que a empresa tem capital e está em funcionamento, logo tem saídas, apesar de não cumprir com a obrigação acessória que é a emissão de Notas Fiscais.

Recomendo que se informe Receitas no PGDAS, mesmo que nao tenha emitido Notas, para cobrir o caixa, pois caixa estourado é indício de sonegação, e ao enviar a DEFIS com caixa estourado, a Receita pode solicitar maiores informações e trazer prejuízos maiores para a empresa.

Espero ter ajudado.

AM
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura oi Boa noite, bem elas eram mei, e mudaram de porte em dezembro, aí por conta disso não deu tempo e dinheiro para tudo que envolve a emissão,aí eles tem notas de entrada das compras mais n tem notas de saídas, por isso não sei como proceder nesse caso, agora, se informar a PGDAS e defis com receita mesmo sem documentos, como informo a EFD icms nesse caso?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Entendo, infelizmente acontece.

o que você pode fazer é pegar os relatórios das máquinas de cartão, caso utilize, os extratos bancários para ver as entradas relacionadas as vendas e/ou o livro caixa da empresa caso tenha para saber o faturamento, lançar no sistema e ter as receitas.

Em 2023 eles era MEI? ou só teve Dezembro apurando como Simples Nacional?

AM
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura boa noite, era mei até novembro e a outra até de outubro, e mudaram de porte novembro e dezembro, aí teve faturamento mais não emitiu nota, aí a dúvida era só na questão de EFD

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Nesse caso, você vai enviar a Declaração Anual do MEI referente ao período que se enquadrava nesse seguimento e a DEFIS dos meses de novembro e dezembro.

Empresas do Simples Nacional estão dispensadas de enviar a EFD.

AM
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura bom dia se Mariane, aqui no Piauí as empresas do simples tem que enviar EFD perfil c kkkkk, aqui são obrigadas

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Entendi... Legislação Estadual rs

Nesse caso você pode lançar de forma manual o Faturamento.

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Será preciso informar nos 03 devido ao cruzamento de dados. Uma informação completa a outra e precisa recolher os impostos da saída.

AM
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura tem alguma aula mostrando como informar as saídas na EFD icms? Sem as notas de saídas?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.