ICMS ST - Simples Nacional

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia!

Tenho uma dúvida.

Um cliente meu é Optante pelo Simples Nacional e vende produto sujeito ao ICMS ST.

Na venda para consumidor final não há o que se falar em ICMS ST.

Mas ele tem um cliente que compra para revender. Neste caso há o destaque do ICMS ST. O fato é que a NF de venda dele, por ser do Simples Nacional, não destacou o ICMS Próprio. Então o cliente dele reclamou dizendo que o cálculo está incorreto.

Gostaria de saber se da forma que está na imagem abaixo está correta. Se sim, podem me passar a Base Legal, pra enviarmos ao cliente dele?

O sistema emitiu assim.

Disseram que está incorreto o cálculo do ICMS ST e que o correto é como na imagem abaixo.

Desde já agradeço pela ajuda

2 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá José, tudo bem?

Nós temos uma aula específica explicando a emissão de NF-e no Simples Nacional, incluindo como funcionam os destaques de tributos dentro do regime:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/157547-nota-fiscal-eletronica/3523811-nf-e-de-venda-do-simples-nacional

Contudo, sempre que falamos de ICMS cada Estado tem suas próprias regras sobre a base de cálculo, MVAs, reduções e procedimentos específicos do ICMS-ST.
    Por isso, sempre recomendamos verificar a legislação vigente no Estado onde ocorre a operação.

Espero ter ajudado!

JS
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes , bom dia!

Ah, sim.
    Maravilha. Vou assistir esta auala. Vou consultar também a legislação.

Muito obrigado pela ajuda de sempre

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.