Impostos destacados na NF simples nacional

AC
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, boa tarde!
    Estou tentando entender o cálculo do SIMPLES e surgiu uma dúvida. Estou com uma empresa do simples nacional, sem funcionário, faturamento aproximadamente dos últimos 12 meses de R$ 225.000,00 e com CNAE 7020-4/00. Verifiquei que a empresa entra n anexo V e o calculo me reportou uma alíquota de 16%. Mas na Nota Fiscal consta a informação: “Conforme Lei 12.741/2012, o percentual total de impostos incidentes neste serviço prestado é de aproximadamente 7,11%”. Porque isso acontece?

2 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Alexandra

São conceitos distintos. Não é a mesma informação. A alíquota do Simples Nacional leva em consideração a atividade da empresa, nesse caso tributada pela anexo V com alíquota 16% devido a sua RBT12. Sobre esse alíquota que é recolhido os impostos sobre a saídas dessa empresa.

Já o percentual de 7,11% citado na nota fiscal se refere à estimativa de tributos incidentes no preço final do serviço, conforme exigido pela Lei nº 12.741/2012 (Lei da Transparência Fiscal). Essa informação não tem vínculo direto com a alíquota efetiva do Simples Nacional, ela apenas representa uma estimativa nacional média calculada com base em estudos do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), e inclui tributos federais, estaduais e municipais.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.