INFORMAÇÕES ECONÔMICO-FISCAIS

RS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, colegas!

Gostaria de pedir a opinião de vocês sobre um caso que estou analisando e que me levantou algumas dúvidas.

Trata-se de um contribuinte optante pelo Simples Nacional, do setor de comércio varejista. Ao revisar os dados da EFD, observei as seguintes informações:

• Estoque inicial e final do período: R$ 0,00

• Saldo em caixa/banco no início e no fim do período: R$ 0,00

• Total de aquisições de mercadorias para comercialização: R$ 24.055,05 (100% no mercado interno)

• Importações, transferências, devoluções e saídas: R$ 0,00

• Total de entradas no período: R$ 24.334,56

• Despesas declaradas no período: R$ 0,00

Gostaria de levantar os seguintes pontos para discussão:

1. A ausência de estoques e saldos em caixa/banco, mesmo com aquisições e entradas, pode ser considerada uma inconsistência?

2. A diferença entre o total de aquisições e o total de entradas (cerca de R$ 279,51) pode indicar movimentação não registrada?

3. A inexistência de saídas, mesmo após aquisições de mercadorias, pode levantar suspeitas de omissão de receita?

4. Esse tipo de declaração tem potencial de gerar cruzamentos críticos com a Receita Federal?

Agradeço desde já qualquer insight, experiência ou sugestão que possam compartilhar para enriquecer essa análise.

3 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde;
    “Esse ai é o caso clássico de empresa que não tinha contabilidade regular e fizeram de qualquer jeito a declaração para não levar multa”.

Recomendo entrar em contato com a antiga contabilidade e entender o pq da declaração está vazia e verificar a possibilidade deles fazerem a retificação com os reais valores.

Caso sobrar pra vc fazer, entra em contato com o dono(a) da empresa informa a situação e cobra para refazer esse serviço.

RS
    🌱
    🌱 0 pts

Murilo,
    Estou lidando com uma situação que exige atenção. A declaração DEFIS dessa empresa foi gerada anteriormente por uma contabilidade regular, ou seja, um escritório formalmente constituído e atuante no mercado.

Iniciei meu próprio escritório há poucos meses e, até o momento, presto serviços contábeis apenas para minha empresa e para este cliente, que comecei a atender agora, no início deste mês.

Ao receber a documentação da contabilidade anterior, identifiquei inconsistências relevantes nas declarações transmitidas, como por exemplo: declaração de inatividade em exercício com movimentações de compra, além de omissão de receitas em anos com emissão de NFC-e.

Como ainda estou estruturando minha atuação no mercado, estou buscando suporte técnico e referências confiáveis para conduzir o tratamento dessa situação com a devida cautela, propriedade e respaldo legal.

Se puder compartilhar alguma orientação, parecer técnico ou experiência em casos semelhantes, será de grande ajuda.

MS
    🌱
    🌱 0 pts

@Rafael Celestino Dos Santos Certo eu vou lhe orientar.
    1º “Contabilidade regular” estou me referindo a contabilidade da empresa(seu cliente novo), o escritório anterior que fazia pode estar 100% de acordo com a lei, mas se teve omissões de receitas como vc identificou, declarações de inatividade errôneas, a empresa(seu cliente) está irregular.
    2º Faz um levantamento doq tiver errado e apresenta para seu cliente, informe-o dos riscos, da situação que a empresa se encontra, oriente os procedimentos corretos que deveriam ter sido adotados.
    3º Faz um termo de responsabilidade e pegue assinatura do seu cliente sobre todas informações apresentadas e deixa arquivado caso um dia precise.
    4º Caso a empresa venha ser fiscalizada por essas omissões e erros, dependendo de qual órgão autuar pode exigir q seja recolhido os devidos tributos com multa e juros da época, pode ter cassação da IE e outras medidas punitivas.

Por fim, infelizmente amigo é muito comum principalmente empresas pequenas ter contabilidade irregulares.

O que eu recomendo sempre, faça vc o certo de acordo com as leis e normais contábeis, vc vai responder a partir do momento que assumiu a empresa, é seu CRC que está em jogo, n se responsabilize pelas cagadas dos antigos contadores.
    Oriente, fala com cliente, documenta tudo e sempre faça oq está na lei.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.