ITR

KG
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal estou com a seguinte situação, me ajudem por favor.

Meu cliente herdou do pai ainda vivo, uma propriedade rural, em abril de 2023 saiu o título de domínio e posse, daí fiz a regularização da documentação desde a inscrição nos devidos órgão Dcr, Incra, emissão do CCIR e entrega das declarações. Acontece que a receita exigiu que fosse entregue os ITR desde 2018, coloquei o valor da terra nua simbólica para a extinção dessa pendência para prosseguir com o processo para o mesmo fazer o registro em cartório. Acontece que prefeitura da intimou o mesmo solicitando um laudo de engenheiro agrônomo para comprovar valor da terra nua em 01/01/2019, eu entendo que essa cobrança é indevida pois a terra não estava em posse do contribuinte nessa época. Antes de enviar esses documentos para prefeitura, deveria abrir um processo na receita federal e pedir o cancelamento dessa obrigatoriedade? Por favor alguém me ajude!!Tenho 20 dias para entregar essa documentação na prefeitura.

1 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

KK
    1.106 pts

Olá! Bom dia Katia.

Recomendo que entre em contato diretamente com a receita para não perder o prazo, como gerou um novo cadastro, entendo ser indevida essa obrigatoriedade, apresente os documentos do dono original, as declarações entregues.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.