Manifesto para transporte

LD
    🌱
    Luiara Dias
    🌱 0 pts

Tenho uma Micro Empresa, faço transporte dentro do municipio, tenho inscrição estadual e emite NFE, para fazer transporte entre estado, precisa ter o manifesto e recolher o icms, como faço isso dentro do simples nacional?

Alguém consegue me ajudar com essa questão?

Obrigada

4 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Luiara, boa tarde.
    Primeiramente, é obrigatório emitir o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais para cada transporte interestadual. Este documento consolida todas as informações dos documentos fiscais, como a Nota Fiscal Eletrônica e o Conhecimento de Transporte Eletrônico , relacionados ao transporte.

Além disso, o recolhimento do ICMS nas operações interestaduais deve ser feito conforme as regras do Simples Nacional, estabelecidas no Anexo I da Lei Complementar 123/2006. A alíquota do ICMS pode variar dependendo do estado de destino da mercadoria. Em alguns casos, será necessário recolher o ICMS do estado de destino através da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), que deve acompanhar as notas fiscais durante o transporte.

É fundamental que a inscrição estadual da empresa esteja regularizada para realizar operações interestaduais, garantindo a emissão correta dos documentos fiscais e o recolhimento do ICMS. Além do MDF-e, é necessário emitir o CT-e para cada prestação de serviço de transporte interestadual.
    Espero ter ajudado

LD
    🌱
    Luiara Dias
    🌱 0 pts

Boa tarde!

Obrigada pelo retorno, mas preciso ter um sistema pra emissão do manifesto eletrônico?

Obrigada

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Luiara Dias olá, boa noite.
    Tem alguns gratuito, caso nao queira investir em um.
    Basta pesquisar MDF-e gratuito no google

LD
    🌱
    Luiara Dias
    🌱 0 pts

Obrigada, tem algum sistema para me indicar, para emissão do MDF-e a sefaz tinha um sistema gratuito, mas não tem mais?

Obrigada

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.