Matriz Fiscal no Emissor Sebrae

PP
    🌱
    🌱 0 pts

Prezados, boa tarde.

Preciso de um auxílio urgente!

Preciso emitir uma DANFE no Emissor de Notas da Sebrae - RJ para um cliente de São Paulo, que é Isento de IE.

Como criar e preencher a Matriz Fiscal para o cálculo correto dos tributos?

A CST será 101, pois a empresa é do Simples, mas quais valores destacar?

Precisava terminar ainda hoje! 😟

5 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Priscila, boa noite.

Entendo a urgência da sua situação. Aqui estão as etapas para emitir uma DANFE no Emissor de Notas da Sebrae - RJ e como preencher a Matriz Fiscal:

1. Acesso ao Emissor de Notas: Acesse o Emissor de Notas da Sebrae - RJ através do portal e-CAC.

2. Registro de Informações: Registre as informações do cliente, do emissor e do produto.

3. Preenchimento da Nota Fiscal: Preencha os dados da nota fiscal, como a natureza da operação, o ICMS, o IPI, o COFINS, as condições de transporte e pagamento.

4. Assinatura e Envio da Nota Fiscal: Assine e envie a nota fiscal usando o programa de assinatura digital e processe a nota fiscal para gerar a DANFE.

Para criar e preencher a Matriz Fiscal, você pode seguir os seguintes passos:

1. Acesse o menu CONFIGURAÇÕES > FISCAL > MATRIZ FISCAL.

2. Clique em ADICIONAR NOVO.

3. Preencha os campos obrigatórios: IMPOSTO/TAXA (selecione a qual imposto essa nova regra fiscal se aplica); NOME/DESCRIÇÃO (insira um texto para identificar a Matriz Fiscal facilmente); SE APLICA A: (selecione PRODUTOS/MERCADORIAS ou SERVIÇO); MODELO DA NF (selecione o tipo de Nota Fiscal para qual está criando a regra).

Quanto à CST 101, ela é usada para empresas optantes pelo Simples Nacional. O código 101 identifica que determinada mercadoria é tributada pelo Simples Nacional e que há permissão de crédito nessa tributação. No entanto, em regra, a nota fiscal emitida por contribuinte optante pelo regime do Simples Nacional não pode conter o destaque de ICMS em campo próprio.

Espero ter ajudado!

PP
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro Boa tarde Edilene, obrigada pelas explicações, estou mais calma rs.

Fiquei com dúvidas sobre o preenchimento da Matriz Fiscal, na verdade gostaria de entender se após a criação da Matriz, a emissão é feita de forma automática, de acordo com o filtro de estado do destinatário, ou se durante a emissão eu devo preencher algo de forma diferente?

Eu preciso criar uma regra fiscal para cada um dos impostos, ou somente para o ICMS?

A matriz fiscal entra em uso de forma automática?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Priscila De Brito Possole

Emissão Automática: Depois de criar a Matriz Fiscal, as notas fiscais podem ser emitidas automaticamente, de acordo com o local de destino. Isso significa que o sistema aplicará as regras fiscais definidas na Matriz sempre que emitir uma nota.

Regras Fiscais: Basicamente, para cada tipo de imposto que a empresa precisa pagar, é preciso definir como será feito o cálculo. Isso não se resume apenas ao ICMS, mas também inclui outros impostos como IPI, PIS, COFINS, ISSQN, entre outros.

Uso Automático da Matriz Fiscal: Sim, assim que a Matriz Fiscal estiver configurada corretamente, ela será aplicada automaticamente sempre que você emitir uma nota fiscal.

PP
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro certo.
    Deixe-me ver se eu entendi bem.

Nesse caso específico (RJ para SP), há a necessidade de criar a matriz fiscal com as regras que indicam a diferença das alíquotas interestaduais de ICMS.

Ainda assim eu devo criar a regra para os demais impostos?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Priscila De Brito Possole Sim, você entendeu corretamente. Mesmo no caso específico de uma operação interestadual (RJ para SP), onde a principal preocupação pode ser a diferença das alíquotas de ICMS, ainda é necessário criar regras para os demais impostos na Matriz Fiscal.

Isso ocorre porque a Matriz Fiscal deve contemplar todas as regras fiscais aplicáveis à operação, não apenas o ICMS. Isso inclui impostos como IPI, PIS, COFINS, ISSQN, entre outros, conforme mencionado anteriormente.

Portanto, ao configurar a Matriz Fiscal, é importante garantir que todas as regras fiscais relevantes estejam incluídas. Isso permitirá que o sistema aplique corretamente essas regras ao emitir uma nota fiscal, garantindo a conformidade fiscal da operação.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.