NOTA DE REMESSA E RETORNO

MS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, meu cliente tem uma panificação e sai com uma certa quantidade de produtos para vender, emitindo uma remessa de venda fora do estabelecimento, gostaria de saber como faço a emissão da nota de venda para os clientes, informando que é daquela remessa, para não ser cobrado o imposto posteriormente e qual cfop devo usar

5 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Maria, boa noite.

Para emitir a nota fiscal de remessa, você deve utilizar o CFOP adequado. No seu caso, como se trata de venda fora do estabelecimento, os CFOPs relevantes são:

5917: Para venda dentro do mesmo estado em que a empresa tem sede.

Na nota fiscal de venda, informe a natureza da operação como “REMESSA EM CONSIGNAÇÃO”. Isso deixará claro que os produtos foram enviados em remessa e não devem ser tributados novamente.

Espero ter ajudado!

MS
    🌱
    🌱 0 pts

Mas além da nota de remessa que ele emite(ele utiliza o cfop 6904), quando for emitir a nf-e de venda do cliente deve usar esse cfop de remessa?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Maria Izabel Oliveira Silva Na nota fiscal eletrônica (NF-e) de venda para o cliente, utilize o CFOP específico para essa operação. Não utilize o CFOP de remessa (6904) na NF-e de venda. Para vendas dentro do estado, utilize o CFOP 5104 (venda de produção do estabelecimento) ou o CFOP 6104 (venda de mercadoria adquirida de terceiros). Para vendas interestaduais, utilize o CFOP 5405 (venda de produção do estabelecimento) ou o CFOP 6404 (venda de mercadoria adquirida de terceiros).

MS
    🌱
    🌱 0 pts

-Então, basta eu ter a nota de remessa que isso já exclui a cobrança de imposto, é isso?
    -A nota do cliente que comprou dessa remessa naõ precisa ter nenhuma referência?
    -Quando eu fizer a apuração do simples nacional, basta eu olhar que o cfop é de remessa e não incluir no cálculo, correto?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Maria Izabel Oliveira Silva Vamos por parte:

1- Emita uma nota de remessa.

2- vendeu, emita uma nota de venda.

3- voltou produtos? Emita uma nota de retorno de remessa.

4- você deve ter atenção na combinação do CST com o CFOP, na hora de emitir a nota de remessa, para que não haja cobrança de impostos.Normalmente uma nota de remessa é isenta (CST 40) ou não tributada (CST 41)

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.