Nota Fiscal.

LS
    🌱

Eu indústria tenho uma venda do produto X para loja e a loja vende para o consumidor final.

Produto apresenta problemas. Quem deve ser acionado a loja ou a indústria ?

E qual seria o cenário correto?

Se o produto vem para conserto na indústria, a mesma deve emitir uma nota de entrada para conserto em nome do cliente ara fazer a coleta do produto, ou o responsável seria a loja (revendedora) a fazer essa operação visto que a loja emitiu o NF para o cliente.

Caso de não ter conserto o pagamento integral para o cliente quem deve pagar, visto que o valor pago pelo cliente foi maior que o valor vendido pela Industria para o lojista.

Obrigado

3 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 33 pts
    Olá Leonardo, tudo bem?

Entendo que no caso de um produto com defeito, os procedimentos podem variar com base em acordos prévios, garantias e legislação vigente e combinados entre industria x loja e loja x cliente. Aqui estão alguns pontos que podem ser considerados:

1. Acionamento para reparo:
      • Se o cliente final comprou o produto na loja, geralmente é a loja (revendedora) que o cliente contata inicialmente para relatar problemas.
      • A loja pode, então, acionar a indústria para reparo ou substituição, dependendo dos termos do acordo entre a loja e a indústria.
    2. Nota Fiscal para conserto:
      • Se o produto precisa ser enviado à indústria para conserto, a nota fiscal de entrada para conserto pode ser emitida em nome da loja, que é o cliente direto da indústria.
      • A loja pode, por sua vez, fazer a coleta do produto e organizar o envio à indústria para reparo.
    3. Reparo impossível:
      • Se, após avaliação, o produto não puder ser consertado, os termos de garantia e responsabilidade precisam ser considerados.
      • Se a indústria for responsável por garantias, ela pode ser responsável pelo reembolso total ou envio de um produto de substituição.
    4. Reembolso ao cliente final:
      • Se o valor pago pelo cliente final foi maior do que o valor vendido pela indústria para o lojista, a responsabilidade pelo reembolso ao cliente final pode depender dos acordos entre a indústria e a loja.

Mas é importante ter contratos claros, políticas de garantia e comunicação aberta entre a indústria e a loja para lidar eficientemente com essas situações. Recomendo consultar um profissional jurídico para orientação específica com base na legislação local e nos acordos comerciais existentes.

Espero ter ajudado!
    LS
    🌱
    Bom Dia, Muito Obrigado.
    Só mais uma situação.

Posso eu Industria emitir uma nota de conserto direto para o Consumidor final, para buscar o produto e coletar ? Pois a nota referencia é do Lojista.

Mesmo acontece acontece se eu mandar um produto novo em garantia, vai ser referente a nota da loja. 
    TG
    🌱
    🌱 33 pts
     Olá Leonardo, tudo bem?

Entendo que emitir uma nota de conserto diretamente para o consumidor final pode até ser possível, mas é fundamental considerar alguns fatores e seria uma situação muito específica. Recomendo verificar os termos do contrato com a loja e comunicar a situação a eles para garantir transparência. Certifique-se de que sua indústria tenha procedimentos internos claros para essa situação. Além disso, é interessante consultar a legislação local para garantir conformidade fiscal. Lembre-se da importância da comunicação aberta em situações como essa.
    Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.