notas

LM
    🌱
    Luana Muniz
    🌱 0 pts

Boa Tarde!! estou com uma dúvida o cliente abriu o cnpj: dia 11/01/2024, fiz o desenquandramento dele logo em seguida sei que as obrigação fiscais já estão valendo. porem ele continuou vendendo normal e sem nota de compras e sem sistema para emitir as saídas. e hoje dia 22/01/2025 ele conseguiu uma nota que eu falei para ele pedir, como fica a situação ? vou começar da saída apartir do dia 22/01? e como fica a movimentação para atrás como fazer com o sped?

15 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (15)

MS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, da data do desenquadramento até hj vc entregou sem mov?
    Caso tiver notas de 2024 não lançadas tem q lançar e retificar as declarações.

Em relação a 2025, na parte fiscal lança a nota normal e apura, o que vai ficar errado vai ser a contabilidade da empresa

LM
    🌱
    Luana Muniz
    🌱 0 pts

Boa Noite! ele abriu em 11/01/2025 coloquei errado a data. vou começar a enviar agora em Fevereiro a de janeiro, como assim a contabilidade vai ficar errada?

MS
    🌱
    🌱 0 pts

@Luana Muniz Hmm, bom essa informação da data muda a interpretação.

1º Bom, sabemos da obrigatoriedade de emissão das NF, então é obrigatório a empresa ter um sistema( seja o gratuito da Sebrae ou outro pago pra ontem já).

2º Referente as operações sem notas, eu sentaria com o cliente, explicaria a situação e como estamos dentro do mês, iria orientar ele a emitir as nf agr sobre essas vendas sem notas que passaram.

No caso das entradas, é entrar em contato com o fornecedor para emissão dessas nf, caso não conseguir faria uma emissão de entrada própria, mas sem aproveitar ICMS da entrada.

3º E não sei o regime dele, mas iria fazer o calculo para ele dos impostos que incidiria com a emissão das notas, para deixa-lo ciente.

E por fim, oq eu mencionei da contabilidade ficar errada, é que se não tiver notas, como vai apurar o estoque da empresa, resultado, contas a pagar e receber etc.

Se não tiver documentos, fica difícil ter uma contabilidade correta

LM
    🌱
    Luana Muniz
    🌱 0 pts

@Murilo P Souza Boa Noite!! já resolvi o problema das entradas agora estou preocupada com as saídas ele é simples nacional. ele ainda está implantando o sistema mais continua vendendo no pix e cartão. queria tirar outra dúvida, tem alguma obrigação com vendas em cartão de crédito?

MS
    🌱
    🌱 0 pts

@Luana Muniz @Luana Muniz Sim, tem que ter documento fiscal ref. a essas vendas.

Se for vendas no estabelecimento compensa ter cupom fiscal( é mais fácil e rápido para emitir).

Agr, se for vendas de fora, ai precisa da NF certinho!

LM
    🌱
    Luana Muniz
    🌱 0 pts

Ele vai emitir Nfce .. como fica os para atrás, porque o rapz emitiu a nota dia 22/01 e ele tava vendendo apartir do dia 11/01

MS
    🌱
    🌱 0 pts

@Luana Muniz faz o levantamento das vendas anteriores e emite elas agora com o sistema instalado.

Como Simples tributa pelo faturamento e está dentro do mês, não vai ter problema ref. ao imposto.

LM
    🌱
    Luana Muniz
    🌱 0 pts

@Murilo P Souza Assim entendi. Pois pronto … outra dúvida você sabe como é a tributação da carne no piaui ? Se tem fazer reclassificação, ele compra o boi em kg tem que fazer reclassificação?

LM
    🌱
    Luana Muniz
    🌱 0 pts

@Murilo P Souza por exemplo: eu compro um ¼ de boi. não posso vender ¼ . ai tenho que emitr uma nota de reclassificação é assim? . ele comprou ¼ . deve emitir uma nota de documentos próprios ?

MS
    🌱
    🌱 0 pts

@Luana Muniz Bom, neste caso vc vai vender conforme os cortes da carne, alcatra, picanha, maminha etc.
    E para cada corte deve ter o NCM especifico.
    Mas, recomendo olhar na legislação do estado de Piaui para confirmar se tem alguma particularidade do estado.

LM
    🌱
    Luana Muniz
    🌱 0 pts

@Murilo P Souza entendi, outra dúvida, como faz para emitir as NFCE na sefaz PI já fiz o credenciamento ?

LM
    🌱
    Luana Muniz
    🌱 0 pts

@Murilo P Souza então não é necessário emitir o documentos próprios ?

MS
    🌱
    🌱 0 pts

@Luana Muniz Normalmente, tem um tempo até o efetivo credenciamento, aqui em SP é 24hrs.

Mas, uma vez que já tiver valido é configurar o sistema de emissão para começar emitir.

Ref. ao emitir doc. próprios tem q olhar a legislação do estado( se eles exigem que seja necessário emitir) não posso dar 100% de ctz pq não atuo no PI

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.