(sem título)

AR
    🌱
    🌱 0 pts

Olá! Fiquei com uma duvida assistindo a segunda aula de INSS da profe Juliana quando ela explica sobre o INSS retido em uma instituição PJ e se eu exercer outra atividade econômica concomitantemente como autônoma eu serei obrigada a completar o valor até o limite de teto do INSS?

Ps.: Procurei fazer essa pergunta no campo específico das mentorias, mas como não encontrei estou fazendo por aqui. Por favor me avisem se há um campo onde essa questão melhor se encaixa. Gratidão!!

3 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Ana

Não é que você é Obrigada a recolher o INSS até o teto, é que o recolhimento para o INSS só é devido até o teto, contribuir sobre um valor a mais que isso é inviável para o contribuinte.

Vamos supor que a retenção na instituição PJ foi de R$ 5.000,00, logo recolheu o INSS sobre essa base de cálculo.

No trabalho concomitante sua renda também foi R$ 5.000,00, só que nesse caso você não vai recolher sobre o valor integral, mas apenas sobre a diferença até o teto, ou seja, o teto hoje é R$ 7.786,02 como já recolheu sobre R$ 5.000,00 o recolhimento como autônomo será sobre. Base de cálculo de R$ 2.786,02.

Espero ter ajudado.

AR
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Mariane, muito obrigada por sua resposta! Era isso mesmo que havia compreendido pois contribuindo com o teto eu tenho a chance de fazer a aposentadoria com o valor mais alto não é?

Mas no caso se não completar o teto e contribuir com menos é feita a média das contribuições?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Ana Paula Resmini Não existe aposentadoria com valor superior ao teto. Para aposentadoria sempre irá fazer a média das maiores contribuições para definir o valor da Aposentadoria.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.