Produtos farmacêuticos

LM
    🌱
    🌱 5 pts

Olá, tenho algumas dúvidas em relação a classificar alguns produtos com medicamentos. Ex.: álcool 70%, óleo de girassol… posso considerar apenas a NCM do produto? existe algum documento que eu possa consultar pra saber se a classificação da NCM esta correta (exemplo Anvisa)? porque existe a questão da substituição tributária, mas o produto é considerado apenas por ser um produto farmacêutico, ou medicamento, ou se esta na NCM 3003 ou 3004 e etc… eu já posso considerar que é sujeito a substituição tributária. Qual seria a diferença?

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Liliane

Para saber o NCM de um produto basta acessar o site de consultas, deixarei o link abaixo. Essa classificação normalmente é realizado pelo fabricante do Produto, pois quem melhor que o produtor para conhecer seu produto.

Caso receba uma mercadoria para revenda, e já tenha o NCM destacado em Nota, você pode considerar para cálculos de ST e verificar se também tem tribulação Monofásicas.

Para definir se o produto é ST precisa além do NCM a descrição do produto, ambos precisar casar para que a mercadoria seja classificada com Substituição tributária.

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/classificacao-fiscal-de-mercadorias/ncm

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.