TRIBUTAÇÃO DE ISS

Gabriel Lisboa Bianchin
    🌱
    🌱 24 pts

Boa tarde, pessoal. Preciso de auxílio:

Recentemente li em uma legislação municipal o seguinte trecho:
    “Quando os serviços forem executados por médico veterinário (meu cliente) forem prestados por sociedades constituídas por profissionais de mesma habilitação, estas ficarão sujeitas ao ISSQN em valor fixo anual correspondente a 24 vezes a Unidade Padrão Monetária - UPM, dividido em 12 (doze) parcelas de igual valor, calculado em relação a cada sócio da sociedade, bem como em relação a cada profissional habilitado, empregado ou não, que preste serviços em nome da sociedade, embora assumindo responsabilidade pessoal”

Possivelmente não tem nada a ver uma coisa com a outra mas fiquei confuso em relação a tributação.
    No caso meu cliente abriu uma ME de atividades veterinárias e optou pelo simples, portanto a tributação, inclusive de ISS está sendo recolhida através de guia única, estou certo?

Mas afinal, do que se trata este artigo?

Desde já muito obrigado.

4 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Gabriel, boa noite.
    O trecho que você mencionou refere-se à tributação do ISSQN para sociedades uniprofissionais, onde o imposto é calculado com base em um valor fixo anual por profissional habilitado
    No caso do seu cliente, que abriu uma ME de atividades veterinárias e optou pelo Simples Nacional, a tributação do ISS está sendo feita corretamente através da guia única do DAS, que inclui todos os tributos.
    O artigo que você leu aplica-se a sociedades uniprofissionais que não optam pelo Simples Nacional e têm um regime de tributação diferenciado para o ISSQN.
    Espero ter ajudado

Gabriel Lisboa Bianchin
    🌱
    🌱 24 pts

@Edilene Ribeiro Olá, Edilene! Ajudou muito sim.
    No caso sociedade uniprofissionais seria semelhante ao autônomo com profissões regulamentadas que optaram por não abrir um CNPJ, como eu atuando como contador, por exemplo?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Gabriel Lisboa Bianchin A sociedade uniprofissional possui CNPJ, e é um tipo de empresa formada por profissionais que possuem a mesma habilitação e atuam na mesma área, como médicos, advogados, engenheiros, contadores, entre outros. Esses profissionais prestam serviços de forma pessoal e assumem responsabilidade sobre suas atividades, a principal vantagem é a possibilidade de recolher o ISS de forma fixa.

No trabalho autônomo, os profissionais regulamentados atuam individualmente, sem a necessidade de abrir um CNPJ. Eles emitem recibos de pagamento autônomo (RPA) e são responsáveis por recolher seus próprios impostos e contribuições previdenciárias.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.