CCT

AA
    🌱
    🌱 0 pts

Faço a folha de uma farmácia na bahia, tenho que registrar uma farmaceutica com jornada semanal de 44h e mensal 220h , seu salario é 6.213,24. Na CCT nao diz se ela tem adicional de RT, ja liguei também para o CRF seccional de Juazeiro-Ba, mas não souberam informar. Se eu for seguir a convenção , ela receberá somente o salário, porém ela precisa dar entrada no CRF e eles estão cobrando esse adicional.
    Pode me ajudar?

2 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Andressa, tudo bem?

Nessa situação precisamos separar a obrigação trabalhista da exigência administrativa do conselho. Quem define salário obrigatório é a CCT ou a lei, não o CRF. Portanto, se a Convenção Coletiva não prevê adicional de Responsabilidade Técnica, a empresa não é obrigada a pagar como verba salarial, o salário dela permanece apenas R$ 6.213,24 para jornada de 44h/220h.

O Conselho normalmente exige o termo de responsabilidade técnica para vincular a profissional ao estabelecimento e, em alguns casos, solicita comprovação de remuneração pela função. Porém, isso é uma exigência administrativa para fins de registro, não uma obrigação de criar adicional salarial com reflexos trabalhistas.

Assim, a orientação é emitir uma declaração em papel timbrado da empresa, informando que a farmacêutica exercerá a função de responsável técnica perante o CRF, vinculada ao seu contrato de trabalho.

Espero ter ajudado.

AA
    🌱
    🌱 0 pts

E se fizer essa declaração a empresa deve pagar esse adicional ou não ?

Pode me mandar um modelo ?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.