Contratação

FV
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite.

Caros, estou na dúvida sobre contratação de funcionário para o MEI.

Quando for contratar, o MEI precisa fazer as documentações de SST? PCMSO, LTCAT, PPP, PPRA? Ou basta pedir para fazer os exames admissionais e periódicos?

Fiquei na dúvida se o microempreendedor precisa pagar mensalidade para uma clínica do trabalho para realizar esses documentos e envios ao e-social. Como está funcionando essa questão?

Ela quer contratar uma atendente. A empreendedora trabalha com costura e venda de jalecos. A atendente é para a frente de loja.

4 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Fernanda, tudo bem?

O MEI que contrata empregado precisa cumprir as normas de segurança e saúde do trabalho, mas de forma simplificada. Para uma atendente de loja, não é necessário elaborar PPRA, PCMSO ou LTCAT, pois a atividade é de baixo risco. O que é obrigatório são os exames ocupacionais (admissional, periódico, demissional e, se necessário, de retorno ao trabalho) realizados por médico do trabalho, com emissão do ASO. Esses exames devem ser registrados no e-Social. Não é necessário pagar mensalidade a uma clínica; basta contratar os exames quando forem devidos.

Espero ter ajudado.

FV
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde.

Foi o que pensei.

O MEI tem um estabelecimento físico, onde realiza as costuras. E precisa de uma atendente.

As. linicas dizem que é melhor ter. E elaborar os documentos necessários.

Sinceramente fiquei na dúvida. E meu cliente com receio de não fazer.

Tem alguma base legal que o exime disso?

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Fernanda Villar Você pode consultar na Lei Complementar nº 123/2006 e na Portaria SEPRT/ME nº 6.730/2020.
    Algumas clínicas oferecem esses programas por rotina comercial, mas para MEI não é obrigatório, a não ser que existam riscos ocupacionais mais elevados.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.