Fórum CF
    InícioCategoriasRanking
    Acesso
    Fórum CFFórum Contabilidade Facilitada
    1. Início
    2. Categorias
    3. INSS PATRONAL EM EMPRESA SIMPLES NACIONAL FATURAME...

INSS PATRONAL EM EMPRESA SIMPLES NACIONAL FATURAMENTO ANEXO III E ANEXO V

IS
    🌱
    Isabelle Aparecida Prestes Dos Santos
    🌱 Iniciante0 pts

Olá pessoal, preciso de ajuda numa questão de INSS patronal, eu tenho uma empresa que só tem pro labore, não tem funcionários, e ela emite nota fiscal no mês tanto pelo anexo III e anexo V, a minha dúvida é se o INSS desse pro labore, eu considero 20%, pois pelas minhas pesquisas eu vi que existe a possibilidade de fazer esse cálculo proporcional conforme o faturamento, mas eu nunca peguei um caso como esse, e não sei como fazer esse cálculo, alguém já teve algo nessa situação? Desde já agradeço pela ajuda.

4 respostas55 visualizações21/03/26, 15:40

Respostas da Comunidade (4)

MF
    🌱
    Mariane Fontoura
    🌱 Iniciante6 pts

Olá Isabelle

Anexo V, o INSS patronal está incluso dentro do DAS. O que se aplica aqui é o Fator R (28% sobre folha de pagamento) para determinar se a receita pode ser tribuitada pelo anexo III.

INSS patronal fora do DAS é o anexo IV.

Espero ter ajudado.

23/03/26, 18:05
    IS
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Mariane Fontoura Obrigada, nossa eu escrevi errado, é sobre o anexo IV mesmo e não o anexo V, essa empresa presta serviço de obras de alvenaria, e tem tambem serviço pelo anexo III, por isso que fiquei na dúvida, se tem algum calculo que o INSS patronal 20% pode ser proporcional ao faturamento

23/03/26, 23:55
    MF
    🌱
    Mariane Fontoura
    🌱 Iniciante6 pts

@Isabelle Aparecida Prestes Dos Santos se a empresa do Simples Nacional tem apenas pró-labore e receita nos Anexos III e IV, o INSS patronal (20%) é obrigatório, mas a forma de cálculo pode variar. O caminho mais seguro é aplicar os 20% sobre todo o pró-labore, sem distinção. Porém, existe uma abordagem estratégica usada na prática, fazer o rateio proporcional do pró-labore conforme a receita de cada anexo, considerando que o Anexo III já inclui o INSS dentro do DAS e o Anexo IV não. Nesse caso, você aplicaria os 20% apenas sobre a parte do pró-labore vinculada ao Anexo IV.

24/03/26, 00:59
    IS
    🌱
    🌱 Iniciante0 pts

@Mariane Fontoura Perfeito, muito obrigada pela ajuda❤️

25/03/26, 13:55

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.

Tópicos Relacionados

Dúvida sobre o desconto do empréstimo consignado CLT nas férias coletivasÉ obrigatório empresa ter sindicato?____Cadastrar processo trabalhista no E-social de DomésticaJornada 12x36 - CÁLCULO DE FALTAS E DSR.Empréstimo Consignado - 01/2026

Tópicos Mais Vistos

O que acontece ao clicar em "Rejeição" em uma NFSe no Portal Nacional?REFORMA TRIBUTÁRIA - ESTUDANTES: COMO SE ATUALIZAR?Crédito de IBS/CBS na compra de Combustível para consumoCálculo da Servidão Administrativa no ITRBENEFÍCIO FISCAL ICMS DISTRITO FEDERAL..

🏆 Top Contribuidores

1
    Antônio  Glademyr SILVERIO
    👑

Antônio Glademyr SILVERIO

6162 pts
    2
    DS
    🏅

Darlane Silva Santos

2991 pts
    3
    Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza
    ⭐

Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza

1764 pts
    4
    LC
    ⭐

Letícia Cristovão

1497 pts
    5
    KC
    ⭐

KARITA ALVES CORREIA

1183 pts
    Departamento Pessoal e Legislação Trabalhista
    Curso recomendado · Departamento Pessoal

CONHEÇA A PÓS EM DEPARTAMENTO PESSOAL E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

• Reconhecida pelo MEC
    • Conclusão em 6 meses
    • Sem necessidade de TCC
    • Aulas ao vivo
    • Grupo de alunos
    TOQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

Departamento Pessoal e Legislação Trabalhista · Pós-Graduação

InícioCursos e PósCategoriasRankingRegras do FórumTermos de Uso
    © 2026 Contabilidade Facilitada. Todos os direitos reservados.
    InícioBuscar
    Nova
    Matrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e ComplianceMatrículas abertas na Pós-graduação em Auditoria e Compliance