MEI DESENQUADRADO EM 12/2025

LE
    🌱

Tenho um cliente MEI que foi desenquadrado no final do ultimo ano, agora ele esta no regime normal (lucro presumido), porem ele tinha uma funcionaria contratada, e quando foi fechar a folha de janeiro de 2026 o e-social trouxe o erro que o cnpj ja nao era mais MEI.

No módulo simples do e-social para mexer na folha, ele não deixa fazer nada porque diz que está desenquadrado do MEI. Aí eu fui pelo módulo geral e consegui acessar a folha de pagamento. Consegui fazer o lançamento de algumas rubricas padrões porém as de falta e do VT não aparecem, mesmo depois de ter criado novas rubricas na tabela do módulo.

E sobre o simplificado para fazer a gestão da folha, eu cadastrei nova vigência, informando outra classificação tributária para ver se habilitava o perfil para edição, mas nada.

Como posso fazer para corrigir isso? Porque preciso enviar a folha de janeiro da funcionaria e agora em fevereiro será feita a rescisão dela para que possamos cancelar esse cnpj e abrir outro MEI.

Desde já agradeço!

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Luiz, tudo bem?

Isso ocorreu porque, ao sair do MEI, o e-Social bloqueia definitivamente o módulo simplificado para esse CNPJ.

Não adianta alterar vigência nem classificação tributária: a partir do desenquadramento, a folha passa a ser obrigatoriamente feita no e-Social Web (módulo geral).

Sobre as rubricas de falta e vale-transporte não aparecerem: no MEI elas eram automáticas. No módulo geral, você precisa criar corretamente na Tabela de Rubricas (S-1010) e depois reabrir a folha para que fiquem disponíveis. Sem reabrir, as rubricas não aparecem para uso no S-1200.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.