Opções SAL

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Olá, boa tarde!

Estou estudando sobre a questão de INSS.

Ao abrir site do SAL tem duas opções antes e depois de 1999, mas confesso que ainda não consegui compreender totalmente como essa diferença é determinada.

Encontrei informações divergentes durante pesquisas externas: algumas fontes dizem que a data que aparece no aplicativo Meu INSS, como “cadastramento MTE”, pode não ser a data real de filiação; outras sugerem que a filiação depende do primeiro exercício de atividade remunerada. Fiquei em dúvida porque posso encontrar casos de pessoas mais antigas que só começaram a trabalhar depois de adultas, o que faria com que a filiação delas fosse posterior a 1999, mesmo sendo nascidas muito antes.

Por isso, gostaria de entender melhor qual é o critério correto para identificar a data de filiação ao INSS. É realmente a data do primeiro vínculo ou existe algum outro parâmetro oficial que devemos considerar?

Estou com um caso de uma cliente que preciso fazer a primeira guia para ela e ela nunca trabalhou CLT e nunca recolheu por outros meios, no app meu INSS em meu cadastro consta como: cadastramento MTE 22/09/2004, mas não sei se essa seria a data base, visto que não consegui gerar nenhum extrato de contribuição.

No meu caso por exemplo no meu cadastramento MTE consta como ano 2005 e meu primeiro registro foi aos 16 anos em 2011, por isso fiquei com dúvidas, ao puxar meu CNIS não achei nada que informe a data a afiliação.

Quero entender melhor para evitar erros até mesmo para ter conhecimento para novos clientes.

Agradeço muito pela sua paciência e por toda orientação, isso tem me ajudado bastante nesse início.

6 respostas21 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Thamires