Parcelas empréstimos não descontadas na Folha - O que fazer?

EB
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite, pessoal!

Quando um colaborador solicita um empréstimo, mas o DP não faz o desconto em Folha, o que deve ser feito para regularizar?

Foi verificado no DET da empresa que houve um empréstimo que era para ter sido descontado na Folha de julho - e houve, depois, mais solicitações de empréstimos…

Diante disso, qual deve ser a posição do Departamento Pessoal da empresa? Entrar em contato com o banco? Apenas lançar de forma retroativa e comunicar ao empregado?

Agradeço imensamente quem puder me ajudar!

2 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

KF
    🌱
    🌱 0 pts

Ola tudo bem? Primeiramente vale lembrar que a mensagem do DET não possui nenhum dado. Então é preciso entrar no site https://servicos.mte.gov.br/empregador/#/login para pegar o arquivo e importar no sistema. Muitos sistemas já estão importando sozinho

Sobre o não desconto: A empresa deve realizar a correção do envio da folha com o desconto correto do emprestimo. Mas não é possivel ainda realizar recalculo pelo FGTS digital do emprestimo, então sim, o Departamento pessoal deve entrar em contato com o banco para solicitar nova guia ( para cada banco que foi realizado o emprestimo). Mas tambem é possivel que os funcionarios mesmo solicitem pelo APP do banco e passe esse boleto para a empresa e ela faça o pagamento. Lembrando que multa e juros fica a cargo da empresa. ( mas como o erro partiu do DP, acredito que multa e juros ficara a cargo do escritorio)

Mas é importante verificar se o funcionario não quitou esse valor, ou se já foi debitado da conta dele. Ele consegue ver isso no APP do banco que ele fez emprestimo.

Agora outro ponto, é o valor do desconto do emprestimo que nao foi feito do funcionario e a empresa vai pagar agora: negocie a forma de desconto desse valor com o funcionario ( lembrando que multa e juros é pela empresa)

Espero ter ajudado.

Tenho um instagram voltado ao departamento pessoal

Me siga @kathleen_deppessoal

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.