Fórum CF
    InícioCategoriasRanking
    Acesso
    Fórum CFFórum Contabilidade Facilitada
    1. Início
    2. Categorias
    3. PIS 11/12 departamento pessoal / duvidas

    PIS 11/12 departamento pessoal / duvidas

    SS
    🌱
    shaiany do espirito santo souza
    🌱 Iniciante5 pts

    Minha dúvida e , meu sistema de folha e a domínio, no mês de ferias , não sobe nada para o eSocial ( sobe a informação apenas) e no mês anterior sobe a informação de pagamento, com esse reprocessamento, é preciso mudar alguma coisa? pois no sistema eles falam que não é necessário. para o funcionário receber pis.

    departamento pessoal
    1 respostas16 visualizações18/06/26, 12:36

    Respostas da Comunidade (1)

    Márcio Augusto Borges
    Márcio Augusto Borges
    6.008 pts

    Olá Shaiany. Bom dia.
    O suporte do sistema Domínio está correto, e você não precisa alterar a estrutura de envio ou as parametrizações que o sistema já faz de forma nativa para que o funcionário receba o PIS.

    O fluxo que você descreveu (com a informação de gozo subindo no mês das férias e o pagamento aparecendo no mês anterior) reflete exatamente a dinâmica de Regime de Competência vs. Regime de Caixa exigida pelo eSocial, e o reprocessamento do Abono Salarial feito pelo Dataprev/MTE já está preparado para ler os dados dessa forma.

    A dinâmica funciona da seguinte forma no seu fechamento:

    Como o eSocial lê as Férias (E por que está certo)

    No mês do Pagamento (Mês anterior ao gozo)

    As férias são pagas 2 dias antes do início do gozo (art. 145 da CLT). O sistema Domínio gera o evento S-1210 (Pagamentos) nesta competência. É aqui que o governo fiscaliza o recebimento do dinheiro pelo trabalhador.

    No mês do Gozo (Mês das férias)

    O sistema Domínio envia o evento S-1200 (Remuneração) demonstrando o recibo do mês. Como o trabalhador ficou afastado por férias, o sistema envia o evento S-2230 (Afastamento Intermitente/Férias) informando o período exato do descanso.

    • A base de cálculo e os dias trabalhados/em gozo são consolidados na competência do gozo para fins de apuração de médias e tempo de serviço.

    O que muda com o Reprocessamento do PIS?

    Para o trabalhador ter direito ao Abono Salarial (PIS), o Ministério do Trabalho e Emprego analisa os seguintes critérios extraídos diretamente do eSocial:

    1. Média salarial: Não pode ultrapassar 2 salários mínimos no ano-base.

    2. Tempo de serviço: Ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base.

    O reprocessamento ocorre porque muitas empresas retificaram folhas passadas ou enviaram dados fora do prazo. O sistema do governo faz uma varredura cruzando o S-1200 (remuneração por competência) e o S-2230 (afastamentos/férias). O fato de o valor financeiro das férias ter sido pago e informado no mês anterior não prejudica o cálculo da média salarial anual do funcionário, pois o eSocial realoca internamente as verbas para os seus respectivos meses de direito (competência).

    Quando você precisaria se preocupar com o PIS no Domínio?

    A única situação que exige intervenção manual no sistema Domínio em relação a férias e eSocial (que inclusive gerou atualizações recentes no sistema) é se a sua empresa recolhe o PIS sobre a Folha (1%) — o que é restrito a entidades sem fins lucrativos, cooperativas e órgãos públicos.

    Se a sua empresa for do setor privado comum (Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional):

    • Não há PIS sobre a folha.

    • A parametrização padrão do Domínio já envia as rubricas com a incidência correta (00 - Não é base de cálculo do PIS).

    • O vínculo do funcionário e os salários dele estão protegidos e o eSocial lerá perfeitamente para a liberação do abono.

    Portanto, pode confiar na orientação do suporte: siga o fluxo normal de fechamento do sistema, sem necessidade de alterar rotinas ou abrir folhas passadas apenas por conta desse reprocessamento, desde que as folhas daquele ano-base tenham sido validadas e fechadas com sucesso (S-1299) na época devida.
    Espero ter ajudado.

    18/06/26, 14:10

    Faça login para responder esta postagem.

    Entrar

    Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.

    Tópicos Relacionados

    Como funciona o eSocial para empregadas domésticas em 2026?Como calcular a rescisão de contrato de trabalho com aviso prévio indenizado em 2026?Empréstimo Consignado - 01/2026A retirada de pró-labore é obrigatória?O INSS sobre pró-labore em 2026 incide com alíquota de 11% sobre o valor bruto retirado pelo sócio, respeitando o teto de contribuição, que é de R$8.474,55

    Tópicos Mais Vistos

    Observe o seguinte texto de Bertrand Russell: A matemática, vista corretamente, possuiNem sempre os números indicam uma quantidade precisa. Assinale a frase em que há precisO contador "X" foi nomeado para atuar como perito contábil em âmbito judicial. O juiUma empresa decidiu renovar parte de sua frota adquirindo novos veículos. Para não desUm empregado foi admitido em 01/03/2021 e trabalhou até 31/03/2023. O salário mensal d

    🏆 Top Contribuidores

    1
    Antônio  Glademyr SILVERIO
    👑

    Antônio Glademyr SILVERIO

    5172 pts
    2
    Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza
    ⭐

    Rodrigo Carvalho Rastoldo de Souza

    1702 pts
    3
    LC
    ⭐

    Letícia Cristovão

    1497 pts
    4
    KC
    ⭐

    KARITA ALVES CORREIA

    1064 pts
    5
    GF
    ✍️

    Giovanni Henrique Góes de Araujo Ferreira

    791 pts
    Departamento Pessoal e Legislação Trabalhista
    Curso recomendado · Departamento Pessoal

    CONHEÇA A PÓS EM DEPARTAMENTO PESSOAL E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

    • Reconhecida pelo MEC
    • Conclusão em 6 meses
    • Sem necessidade de TCC
    • Aulas ao vivo
    • Grupo de alunos
    TOQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

    Departamento Pessoal e Legislação Trabalhista · Pós-Graduação

    InícioCursos e PósCategoriasRankingRegras do FórumTermos de Uso
    © 2026 Contabilidade Facilitada. Todos os direitos reservados.
    InícioBuscar
    Nova